Remover manchas de batom das paredes

É sabido que usamos a maquilhagem e o batom para realçar a nossa beleza natural ou para estarmos mais arranjadas, mas infelizmente não há nada de positivo nas manchas que tanto batom como a maquilhagem deixam nas superfícies em casa.

Remover manchas de batom das paredes

Assim, caso se depare com manchas de batom na parede, a primeira coisa que deverá fazer é limpar essa mancha assim que reparar nela, pois deste modo será mais fácil a sua remoção, sejam manchas de maquilhagem e, mais importante, se se tratar de uma mancha de batom.

Se tiver uma parede com tinta fosca ou de semi-brilho, o ideal que tem a fazer é passar uma esponja macia com detergente neutro na zona que estiver manchada e depois humedecer um pano para que possa retirar o excesso do produto.

manchas de batom de parede

Se, por outro lado, tiver paredes pintadas com tinta à base de água, o importante nestes casos é fazer uma limpeza muito leve, ou seja, deverá passar um pouco de detergente sobre a zona manchada e, de seguida, passar com um pano macio para remover o excesso.

Ainda existe os tipos de tinta acrílica lavável, onde irá precisar de preparar uma mistura com meio litro de água, 250ml de álcool e 50ml de detergente. Com o auxílio de uma esponja ou pano limpos, aplique esta solução na zona manchada ou na superfície a ficar livre da mancha de batom, sempre efectuando movimentos circulares.

Manchas de Batom em parede não lavável

Obviamente que existem diversos tipos de produtos para manchas específicas, mas caso a mancha do batom esteja numa parede que não seja lavável, o que tem a fazer é passar um pouco de vaselina e, delicadamente, limpar com um algodão embebido em cloreto de carbono. Este líquido transparente evapora muito facilmente, pelo que a maior parte da substância que se liberta para o meio ambiente é feita em forma de gás.

Manchas de batom em parede em acrílico

Caso se depare com uma mancha de batom numa parede em acrílico, em vitrocerâmica, de vidro ou mesmo se se manchar o papel de parede de vinil, deverá esfregar a mancha com um pano molhado em água quente e espuma de sabão. De seguida, deverá enxaguar bem e secar. Se por algum motivo a mancha teimar em desaparecer, adicione algumas gotas de amoníaco à mistura que utilizou. Lave bem e seque com um pano limpo.

Remover manchas de batom das paredes

Manchas de batom em mármore ou alabastro

Caso se trate de uma zona de uma parede de mármore ou alabastro, o que tem a fazer é, em primeiro lugar misturar umas gotas de amoníaco num copo com álcool isopropílico. Humedeça um papel absorvente branco com a solução e coloque-o sobre a mancha. Pressione com um objecto pesado. Continue a aplicar a solução até que a gordura saia e a mancha restante descolorir. Se houver vestígios de cor, faça um emplastro de lixívia, detergente em pó e de água. Aplique na mancha e cubra com um pano húmido para que a secagem fique retardada. Deixe até que a mancha descolore.

Em qualquer caso com que se depare com uma mancha de batom, poderá sempre, antes de lavar, aplicar álcool de farmácia ou laca para o cabelo.



Deixe um Comentário