Remover manchas de batom de tecidos

As manchas de batom podem tornar-se numa realidade em qualquer tipo de tecido, seja ele uma peça de roupa ou uma toalha de banho.

Irá aqui encontrar uma espécie de manual de sobrevivência doméstica no que toca à remoção de manchas de batom de tecidos.

Remover manchas de batom de tecidos

Para eliminar manchas em roupa, toalhas ou panos deverá misturar 50ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe toda a roupa mergulhada nesta solução entre 5 a 10 minutos e depois poderá enxaguar a roupa.

Se se deparar com uma mancha num tecido que seja lavável, passe um pouco de vaselina sólida (à venda e farmácias) e lavando depois com água morna e sabão.

Remover manchas de batom de tecidos

Remover manchas em tecido não lavável

Por outro lado, se a mancha estiver num tecido não lavável, passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com algodão embebido em tetradoreto de carbono (pode encontrá-lo em lojas de materiais de construção e tintas ou farmácias).

O que deverá ter em atenção antes de remover a mancha é fazer um teste numa área da peça que esteja o mínimo possível visível, para ver como o tecido irá reagir ao procedimento. Além disto, nunca deverá deixar de remover completamente o produto de limpeza da peça. O mais fundamental, no entanto, é mesmo a rapidez com que se retira a mancha desde que o batom toca no tecido.

Vaselina em mancha de batom

Aliado à passagem de vaselina numa mancha de batom, poderá levar a peça para o chuveiro e, com água quente e sabonete, lavar a zona esfregando suavemente.

O que provavelmente nunca terá ouvido, mas comcerteza vai ter de experimentar, é remover a mancha com Coca-cola.

Depois de retirar o excesso de batom, o detergente com que vai lavar a roupa deverá ser um alcalino. Caso a mancha não saia, misture um pouco de removedor de machas num detergente neutro para depois então esfregar a mistura na mancha e por a lavar de novo.

Sabão e Água para remover mancha de batom

Uma outra técnica, também muito falada e usada é a de em primeiro lugar colocar um pano limpo sobre a mancha e virar a peça do avesso para que então passe, desse lado, uma pasta feita de sabão em pó e água. Deverá exercer força sobre o pano branco e mude de lugar. Lave, posteriormente, com um pano molhado e limpo e depois passe um pano bem seco.

Desde que a mancha não esteja num tecido de seda ou sintético, tenta passar na mancha um cotonete embebido num solvente orgâncio como éter ou álcool etílico, benzina ou acetona.

Remover manchas de batom de tecidos

Manchas de batom em sofás

Se, por acaso, a mancha do batom estiver no tecido do sofá deverá, em primeiro lugar, retirar o excesso com um papel toalha, mas com cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Depois, humedeça a mancha com apenas um pouco de álcool ou solvente para limpeza a seco. Seque imediatamente com uma outra e nova folha de papel toalha. Deverá repetir este procedimento até a mancha desaparecer.

Caso esteja a lutar com uma teimosa mancha, molhe a zona com água. Embebede uma esponja numa mistura de água e detergente e passe pela dita. Repita, se necessário. Não se esqueça de enxaguar com água para remover os resíduos de detergente. Para se certificar de que não ficou nada, enxague a área com uma mistura de partes iguais de água e vinagre.



Deixe um Comentário