Remover manchas de cetim

Os vestidos de cetim podem ser verdadeiros trunfos em qualquer tipo de guarda-roupa.

Para quem não sabe, o cetim é criado a partir de cetim de algodão, seda, acetato, viscose, nylon ou poliéster. A verdade é que a fibra que for utilizada para o tecido do vestido ou roupa de cetim é que vai determinar como é que se deve cuidar dele, pelo que é muito conveniente ficar a saber como remover manchas de cetim.

Seguem-se algumas dicas de como remover manchas de cetim.

Dicas de limpeza

cetim2A verdade é que os cuidados a ter com peças de cetim são simples e de fácil manobra, sendo mais um caso em que a rapidez com que trata da mancha é também aqui fundamental, isto para que a mancha não se torne permanente.

A primeira coisa a fazer é tratar a área manchada com um tira-nódoas antes de lavar a peça. No caso de se tratar de uma mancha de sangue, o que tem a fazer é mergulhar a peça em água fria antes mesmo de aplicar o tira-nódoas. Saiba que deverá evitar tira-nódoas que contenham lixívia.

O que deve saber é que as roupas de cetim feitas a partir dos tipos de fibra usados são muito delicados, pelo que deverá lavar à mão e nunca as colocar na máquina de lavar roupa, pois o que vai acontecer é provocar a quebra das fibras para baixo e causar danos irreversíveis na aparência da peça de roupa. No caso de se tratar de uma mancha grande e não conseguir removê-la, então é caso para deixar um profissional tratar dela para uma limpeza a seco.

No caso das manchas de sangue, elas podem causar danos permanentes no caso de não serem tratadas de imediato. Por exemplo, com lençóis de cetim, uma vez que o cetim é um tecido delicado, muitas vezes bastará a aplicação de sal e água fria, especialmente no caso do sangue ainda estar fresco.

Mas se o seu caso for o de se ver a mãos com a necessidad de remover manchas de cetim branco, experimente Vanish em primeiro lugar. Por exemplo, se tiver uma blusa branca e com nódoas e não tiver reparado nelas por não a usar há´algum tempo, saiba que poderá ser muito eficaz a utilização de Vanish, mas a Vanish White, pois vai realmente aclarear as roupas brancas.

Por outro lado, também pode acontecer deparar-se com manchas de batom. O remédio é estremamente fácil, basta aplicar vaselina. Primeiro, passe com a vaselina na mancha e depois lave com água morna e sabão.

No caso de manchas de graxa, use manteiga. Cubra a área com manteiga e depois humedeça com terebintina e raspe com cuidado, usando uma faca aquecida, até que remova a crosta. Depois, humedeça de novo com terebintina e esfregue com suavidade até que seque.

Para remover manchas de cetim provocadas por maquilhagem, use uma fatia de pão, mas no caso de se tratar de roupa escura. Por fim, no caso de manchas de cera, coloque um papel absorvente por baixo e outro por cima da mancha, passando em seguida com o ferro de engomar (quente), pois vai derreter a cera e ela vai “passar” para o papel.



Deixe um Comentário