Soda cáustica para limpeza

Quem está habituado a fazer limpezas, já se deparou com a utilização de soda cáustica nas suas limpezas.

O que é a soda cáustica

A soda cáustica é uma parte importante do cloro, sendo o principal componente com que é fabricado.

É através do processo da eletrólise da salmoura do cloreto de sódio que se gera a soda cáustica. Nesse processo, a soda cáustica é co-fabricada à proporção de uma tonelada de cloro para 1,13 toneladas de soda.

O poder da soda cáustica na limpeza

O principal motivo para a tão grande valorização da soda cáustica enquanto agente de limpeza é o poder neutralizador que tem, mas também porque ajuda no controle da poluição do ambiente. Por tudo isto e, tal como o cloro, também a soda cáustica é muito utilizada na fabricação de numerosos produtos de limpeza como anti-séticos.

Por ser um composto alcalino, a soda cáustica é o oposto dos ácidos, pelo que acaba por os neutralizar.

Não obstante da importância que tem na aplicação para limpeza e desinfeção nas nossas casas, também em instalações industriais como as instalações de galvanização de metal a soda cáustica é uma parte importante da limpeza. Isto porque neste tipo de instalações são geradas grandes concentrações de metais dissolvidos que deverão ser removidos antes das normais descargas de excessos nos afluentes dos esgotos municipais. Para isto, deve adicionar-se um produto alcalino como a soda cáustica.

O que nem sempre nos lembramos é do quão importante a soda cáustica pode ser no apoio à manutenção de uma casa limpa e higienizada.

soda cáustica

Ela é parte muito importante no fabrico de sabões em barra e detergentes de limpeza, sendo que a principal quantidade de soda cáustica é utilizada no fabrico e produção de sabões e detergentes industriais e especiais para certos fins.

É nos países em desenvolvimento que se denota uma grande e significativa procura de soda cáustica pois é nesses mesmos países que o sabão em barra é mais utilizado para a lavagem de roupa e mesmo para a higienização pessoal.

A utilização de soda cáustica em sabões e detergentes especiais incluem os detergentes para limpeza do forno bem como sabões e detergentes próprios para equipamentos que envolvam a limpeza e preparação de alimentos, como é o caso das máquinas de lavar loiça, máquinas especializadas para a limpeza de pisos, máquinas removedoras de tinta e muitas outras.

A soda cáustica não serve só para limpar

Por outro lado, um facto de menor conhecimento público, é o facto de a soda cáustica ser usada no fabrico de tecidos de algodão pois fortalece as próprias fibras, pelo que os tecidos de algodão poderão absorver melhor o tingimento.

Dizem as estimativas que cerca de 90% da produção de peças de algodão são tratadas com soda cáusutica.

Ela também apresenta um variado leque de aplicações na indústria alimentar, nomeadamente no refinar do óleo animal e vegetal.

limpeza soda cáustica

A soda cáustica é também muito utilizada na produção em outros setores de atividade como o da produção de celulose, papel e alumínio.

São variadas as aplicações da soda cáustica, sendo que 18% se destina à produção de produtos orgânicos, 16% na indústria de celulose e papel, 15% no fabrico de produtos inorgânicos, 10% no fabrico de detergentes/ sabões/ tecidos e que apenas 5% ajuda no tratamento de água.



2 Comentários

  1. aparecido Reply
  2. Maria Liège Monaco Burato Reply

Deixe um Comentário