Tirar manchas ao Inox

Não haja dúvida que o aço inox é muito bonito e bastante resistente, e um material de fácil conservação. Se fizermos uma limpeza adequada e dentro da rotina é possível manter o aço com o aspeto original, preservando a sua resistência á corrosão, aparência e higiene. Mesmo quando este está muito sujo, deve-se sempre limpar de uma forma suave, repetindo a operação um grande número de vezes, antes de recomeçar a utilizar métodos mais severos.

Limpeza de rotina aço inox

Devemos sempre fazer sempre uma limpeza de rotina, os melhores produtores para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros, removedores à base de amónia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Após isto basta enxaguar com muita água, de preferência morna, e depois sacar com um pano macio. A secagem após este processo é muito importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do aço.

Tirar manchas ao Inox

Quando o inox tem manchas leves a limpeza de rotina não é o suficiente, aplique uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool de uso doméstico, a junção destes dois forma uma pasta, usando um pano macio passe essa pasta na superfície do aço inox.

Quanto o material está muito sujo e tem manchas muito acentuadas, você tem que fazer uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou uma solução de um removedor à base de amónia e água. Se isso não for suficiente, recorra a produtos mais agressivos, como removedores à base de soda cáustica que são utilizados na limpeza doméstica. Após isto siga o processo indicado para remover as manchas leves, repita o processo, se as manchas continuarem utilize um método mais severo, use produtos abrasivos, como os sapólios. Por fim, enxague e siga as etapas da limpeza de rotina.

No entanto, existem alguns problemas comuns de sujidade que temos no nosso dia-a-dia, por exemplo, para remover gorduras, óleos e banhas, devemos limpá-la com um pano macio ou uma toalha de papel. Depois disso, mergulhe o pano ou a toalha numa solução morna de detergente ou amónia, depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

Remover marcas de dedos no Inox

Para remover marcas de dedos devemos utilizar um pano macio ou toalha de papel humededicdos em álcool isopropílico (pode ser encontrado nas farmácias) ou solvente orgânico. Para evitar esta situação pode aplicar um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície do inox limpa e seca.

Tirar manchas ao Inox

Retirar manchas de Ferrugem do inox

Para retirar manchas de ferrugem, podemos e devemos usar um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, faça a aplicação, se for necessário repita o processo. No entanto, por vezes existem manchas mais acentuadas que exigirão que você esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino, água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá sempre ser seguido de um enxágue em solução de amónia ou de bicarbonato de sódio e limpeza de rotina.



8 Comentários

  1. Marisa Cunha Reply
  2. Jessica Reis Reply
    • Jessica Reis Reply
  3. Vanessa Santos Reply

Deixe um Comentário