Tirar manchas de café do papel

Se já teve a infelicidade de verter café nas páginas de um livro enquanto estava a ler, ou sobre papeis de um trabalho, saiba que pode haver uma solução.

Tirar manchas de café do papel pode, no entanto, tornar-se complicado.

Fique a conhecer algumas dicas úteis, já de seguida.

 

Dicas de limpeza

Saiba é que deverá ter muito cuidado com os produtos que utilizar, pois poderá estragar definitivamente o papel e mesmo queimar a sua mão. De qualquer forma, note que as técnicas existentes não podem ser usadas em papel muito antigo, pois irá estragá-lo.

  • Se tiver algumas folhas de um livro manchadas com café, prepare um “banho” de alúmen (sulfato duplo de alumínio e potássio) muito fraco e coloque as folhas do livro nesse banho. Em seguida, seque as folhas com mata-borrão para que estas permaneçam esticadas.
  • Mas, também há quem aplique outras técnicas para outras manchas na remoção de manchas de café do papel. Poderá tentar passar apenas uma esponja humedecida em água e, caso não saia, tente um pouco de pasta de dentes.
  • O aconselhado é tentar limpar a mancha quanto antes, para que o café não passe a fazer parte do papel ou acabe por “colar” as folhas umas nas outras.
  • Se as manchas forem antigas, também as poderá tentar remover de modo a que as folhas permaneçam minimamente limpas. Para tal, faça uma mistura de 178 ml de vinagre branco com 60 ml de água. Coloque as folhas manchadas na mistura, de modo a que fiquem encharcadas, mas por pouco tempo. Remova-as e coloque-as em cima de uma toalha seca, com papel toalha atrás e na frente das folhas, dando uns toques com os papeis e as folhas do meio. Continue até que perceba que o papel toalha já deixou de absorver.
  • Se a mancha de café ainda continuar, prepare uma outra mistura de 79 ml de lixívia (cuidado para não escurecer o papel) com 158 ml de água. Passe um pouco dessa mistura numa escova e esfregue gentilmente a zona, mas com cuidado para não rasgar o papel. Poderá usar papel toalha para secar com pequenas palmadinhas.
  • Em seguida, para secar o papel, utilize o ferro de engomar. Coloque papeis secos de ambos os lados do papel, passando com o ferro de engomar, mas sem queimar as folhas.
  • Pegue numa toalha de papel e dobre-o em quatro. Mergulhe uma parte da toalha numa pequena, mesmo pequena, quantidade de lixívia e esfregue ao longo da mancha. Faça desta forma com muito cuidado até que a mancha tiver sido completamente removida. Mas, lembre-se de que não deverá esfregar no papel com força para tirar a mancha, enquanto ainda estiver molhado, para que o papel não se rasgue. Além disto, também não deverá usar muito alvejante na toalha, para não encharcar. Se fizer isso, poderá deformar as páginas. Por fim, deverá certificar-se de que está numa área bem ventilada e, se possível, usar uma máscara para se proteger de inalações de fumaça de lixívia, pois são tóxicos.


One Response

  1. Carolina Reply

Deixe um Comentário