Tirar manchas de caneta da roupa

Todos nós já nos deparámos com manchas de caneta na roupa, manchas essas que poderemos pensar que estragaram uma peça de que tanto se gosta, em especial no caso de roupa dos mais novos.

É verdade que tirar manchas de caneta da roupa pode ser uma enorme dor de cabeça, em especial se se gastar uma pequena fortuna nos típicos tira-nódoas que muitas vezes acabam por não funcionar. Assim, aproveite dicas caseiras para ajudar a tirar essas manchas de caneta da roupa, pois serão também uma boa forma de poupar dinheiro.

Dicas de limpeza

Em especial nas peças de algodão, há quem diga que a solução é mergulhar a parte da peça com a nódoa em leite quente durante duas horas e depois esfregar as manchas com um pano molhado. Mas, para muitos esta dica não funciona, apesar de ter removido grande parte da nódoa. Em especial numa peça de roupa branca, onde fica sempre um rasto de mancha.

Nos casos de roupa branca, há quem tenha o costume de lavar colarinhos ou punhos com champô ou detergente de loiça, truque  aprendido com as mães ou avós. Pois, aproveite para experimentar para tirar as manchas de caneta da roupa: coloque o detergente na zona afetada e deixe atuar durante cerca de uma hora. Passado esse tempo, pegue num pano de algodão seco e esfregue a mancha de tinta. Depois, é só colocar a peça para lavar junto com a restante roupa branca. Nada mais fácil e simples.

Mas há que também perceber que existem variados tipos de tinta de caneta, como é o caso das canetas de tinta permanente. Saiba que tirar manchas de caneta da roupa, de tinta permanente, não é impossível. De facto, resumir-se a lavar a roupa na máquina de lavar roupa não será suficiente nem vai remover a mancha de tinta permanente.

Assim, e antes de mais, aplique acetona na mancha e seque com uma toalha de papel até que a mancha de caneta de tinta permanente desapareça. Em seguida, lave a roupa na máquina de lavar com uma taça de sal, água fria e sem qualquer detergente.

Depois da peça lavada, coloque uma toalha de papel por baixo da peça de roupa e borrife a mancha com laca para o cabelo, esfregando com um cotonete. A toalha de papel vai ajudar a absorver a mancha e evitar que a mesma passe para o outro lado da peça de roupa.

Em seguida, aplique KH-7, um desengordurante, na mancha e seque com uma toalha de papel que esteja limpa, e isto até que a mancha desapareça. Depois, mergulhe a zona manchada em vinagre por um período não inferior a uma hora, colocando a peça a lavar em seguida.

Enquanto isso, faça uma mistura de creme tártaro e sumo de limão até formar uma pasta e aplique na mancha, deixando atuar durante mais ou menos uma hora antes de a colocar a lavar de novo.

Por fim, esfregue a mancha com pasta dentífrica e uma toalha de papel e descubra mais um modo de tirar manchas de caneta da roupa.



2 Comentários

    • Remover Manchas Reply

Deixe um Comentário