Tirar manchas de caneta do couro

Qualquer que seja a peça feita de couro que se use, mala, bolsa ou casaco, sempre que nos sujamos com manchas de caneta sabemos que vamos ter problemas para as remover.

Mas, nestes casos, existem receitas caseiras para tirar manchas de caneta do couro, por isso não desespere.

Confira as dicas para tirar manchas de caneta do couro.

Remover manchas

manchasImagine a sua bolsa de couro com manchas de uma caneta que desbotou. O que tem a fazer é utilizar álcool 65 ou 70 para limpar, auxiliada de uma bola de algodão, passando-o suavemente na área manchada, mas evitando esfregar vigorosamente. Deixe que o álcool permaneça sobre a zona manchada por algum tempo ou, pelo menos, até secar.

Em seguida, retire o algodão da área manchada para ver se a mancha diminuiu. Repita o processo se ainda não estiver satisfeita.

Quanto à bola de algodão, deite-a fora e coloque uma pequena quantidade de vaselina líquida, esfregando-a na parte da bolsa onde o álcool tiver sido usado. Com uma nova bola de algodão seca, remova o excesso da vaselina antes de usar a bolsa de novo.

Por outro lado, há quem já tenha tentado tirar manchas de caneta do couro com acetona, álcool, detergente neutro, sem quaisquer resultados. Nestes casos, não desespere antes de tentar com bicarbonato de sódio e um pano húmido. Se mesmo assim não sair, tente com sapólio líquido, sendo que deverá passar, em seguida, com cera para calçado branca para que o couro permaneça hidratado.

Para quem não sabe, couro branco é coisa que não existe. O que existe, de facto, é couro pintado de branco. Se tiver de tirar manchas de caneta do couro pintado com tinta lavável, bastará passar com água. Mas se a mancha de caneta for de uma esferográfica, só vai conseguir tirar essa mancha se ela for mesmo recente, pois se deixar por mais do que 48 horas desde o “acidente”, a única solução é pintar por cima.

Se for uma mancha fresca, limpe primeiro com sapólio e água e depois passe vinagre com um pano e deixe secar. Pinte o local com tinta acrílica de boa qualidade ou com tinta para couro branca e espalhe com um pincel, sendo que deverá seguir as instruções do rótulo.

No caso de ter de tirar manchas de caneta de uma peça de couro colorida, tire-a com limão, mas se ficar com uma mancha mais clara, tente aplicar graxa de sapato. Mas, se  mancha for de uma caneta de tinta vermelha, só vai precisar de borrifar com laca do cabelo e esfregar com um pano seco.

Acima de tudo, antes de tirar manchas de caneta do couro, lembre-se de que se trata de um tipo de pele processado. Como se trata de uma peça que já não se encontra “viva”, as células não vão ser substituídas quando se desgastarem, pelo que deverá evitar qualquer uso de um produto para pele que preveja um esfoliamento ou renovação do couro. Por outro lado, vaselina líquida é sempre uma ótima opção para manter a sua peça de couro nas melhores condições.


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>