Tirar manchas de carvão

Hoje em dia, parece que as manchas surgem em todo o lado e de todas as formas.

Com certeza que já se terá deparado com manchas de carvão no fundo de uma panela ou mesmo numa camisa branca, pelo que saber como tirar manchas de carvão pode mesmo vir a calhar.

Seguem-se algumas sugestões de como as remover eficazmente.

 

 

 

manchas-carvao

 

Dicas para remover manchas

O método mais conhecido para tirar manchas de carvão é esfregar um bocado de miolo de pão fresco, mas com muito cuidado, até que a mancha desapareça.

Outra grande ajuda é o sal, pois ele ajuda a tirar a grande maioria das manchas. Mas, em caso de dúvida, antes de pôr a uso qualquer produto que escolha, saiba que deverá passar um pouco de sal para facilitar a remoção da mancha.

Para os menos amigos de métodos caseiros, a Vanish é sempre uma opção, mas saiba de antemão que deverá ter cuidado com o que vai usar, pois algumas lixívias não servem para roupa branca, pelo que então devera escolher e comprar uma que seja das menos baratas. Depois de aplicar na zona manchada, deixe atuar por cinco minutos e lave como de costume.

No caso de manchas nas panelas, este tipo de manchas provem do fogo que saiu mais amarelado da botija do gás, mas que deveria era ter saído azul e é essa diferença do lume que provoca o “preto”. Se já tentou muita coisa mas ainda não está satisfeita, então leve a panela ao lume até que o carvão se “transforme” em cinzas, mas sem comprometer o alumínio, é claro.

A maior parte de manchas de carvão surge porque passámos demasiado perto de um churrasco enquanto se espera pela refeição ou mesmo quando já se vai para limpar. A primeira coisa  a fazer é ignorar o primeiro instinto de ir passar por água. O que tem a fazer é mesmo tentar remover com a sua mão e, de seguida, escovar ou aspirar o carvão para remover o mais que conseguir. Só depois é que deverá lavar a peça de roupa com a temperatura mais alta que a peça permitir. Caso isto não resulte, deixe a peça de molho durante a noite numa mistura de detergente e água e volte a lavar.

O que muitos se devem perguntar é como será possível tirar manchas de carvão de tecidos que não podem ser lavados. Pois saiba que o pode fazer. Comece por abanar o tecido ou escovar e depois coloque um pouco de detergente líquido da roupa numa taça com água. Com uma esponja, mergulhe na mistura e vá esfregando na mancha devagar e gentilmente até que a mancha desapareça.

São vários os métodos com que poderá ver-se livre de manchas de carvão. Além disto, seja qual for o método que tenha escolhido, recorde-se que poderá repetir mais do que uma vez até que saia vencedor.



2 Comentários

  1. REGINA LUCIA CARLOS DE AZEVEDO Reply
  2. solange Reply

Deixe um Comentário