Tirar manchas de cera

Já sabemos que a remoção de manchas não depende apenas da sua origem, mas também do tecido e local onde estes acidentes acontecem.

Por isto, fique com algumas dicas para ficar a saber como tirar manchas de cera em variados tipos de superfície.

Dicas de limpeza

  • Para tirar manchas de cera de acetato, tapetes sintéticos ou de nylon, de seda e lã, o que tem a fazer, em primeiro lugar, é esfregar ao de leve com um pano húmido do centro para fora da mancha com um solvente de limpeza a seco ou tira-nódoas e depois cobrir com um pano absorvente, humedecido com tira-nódoas. Deve deixar repousar e ir trocando o pano à medida que a mancha for sendo absorvida.
  • Depois da mancha desaparecer, lave com um solvente de limpeza a seco, aplicando o tira-nódoas e deixe secar. Caso alguma mancha teime, aplique algumas gotas de amoníaco e cubra com um pano absorvente humedecido com o tira-nódoas e deixe a repousar até a mancha desaparecer, sempre trocando o pano e só depois poderá enxaguar com água.
  • Por outro lado, para poder tirar manchas de cera em acrílicos, alabastros, betume, bambu, junco, cerâmica, vidro ou ladrilho, de cortiça, pinturas foscas e brilhantes, poliuretano, pratos de porcelana ou enfeites de porcelana, roupas de vinil e mesmo de papel de parede de vinil, primeiro é mesmo tirar o excesso de cera e só depois começar a limpar. Assim, comece por limpar a superfície com um pano ou qualquer um tecido humedecido com água morna e com espuma, incluindo aí algumas gotas de amoníaco. De seguida é que poderá enxaguar, e bem, enxugando com um pano que esteja limpo.
  • mancha-ceraMais ainda, para remover manchas em couro e camurça, mais uma vez, o primeiro passo é limpar o excesso de cera e só depois é que deverá aplicar um tira nódoas (existe um conhecido como Tannery Vintage) ou com o sabão suave da marca Fiebing, mas apenas no caso de se tratar de manchas de cera em peças de couro. No caso de camurça, teste o solvente de limpeza a seco num local menos percetível e, se não existirem mudanças, então poderá aplicar na área afetada com cuidado, deixando para secar.
  • No caso de peças de couro, continue com o processo do tira-nódoas ou com o sabão para amaciar o próprio couro.
  • Mas, como muitas vezes o que acontece é encontrarmos manchas de cera no chão, também será necessário, para não dizer absolutamente essencial, saber como tirar manchas de cera em madeiras. Assim, o que há a fazer é limpar, com suavidade, o excesso de cera com um pano humedecido em espuma de um detergente que seja neutro misturada com água e contendo uma ínfima quantidade de lixívia.
  • Não tem com que se preocupar, pois não é nenhum processo eterno nem que esgote a sua paciência. O que tem a fazer de seguida é enxaguar bem com um pano humedecido (mas que esteja limpo) com esta mistura. Por fim, só lhe falta lustrar ou encerar o chão assim que tiver possibilidade.

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>