Tirar Manchas da Roupa de Bébé

Os filhos são a melhor coisa do mundo e quem nos alegra os dias.

Quem já passou pelo melhor acontecimento das nossas vidas, o nascimento de um filho, é óbvio que já se deparou, também, com as manchas na roupa do bébé, nos babetes e muito mais.

Tirar Manchas da Roupa de Bébé

Acontece que, nos primeiros meses de vida, na roupa do bébé, não é de todo aconselhável usar métodos nem produtos específicos para a remoção de manchas, pois poderão criar alergias ou irritações na sua pele, pelo que os cuidados nestas lavagens de roupa é obrigatório que seja redobrado.

Por exemplo, para tirar manchas de cócó ou vómito do bébé das roupas ou tecidos utilizados por ele e para ele, o principal é tratar delas com rapidez. Antes que a mancha seque, retire o excesso e passe um sabão de côco, deixando a peça (ou peças) de molho durante cerca de uma hora. Se depois disso a mancha persistir, deixe mais um pouco de molho, mas desta vez ao sol.

Após os 5 meses já poderá usar tira-nódoas

Depois dos primeiros meses de vida, a partir dos 5 meses, em regra, o uso de tira-nódoas normal já não apresentará riscos para a pele do bébé, pelo que poderá usar, mas de qualquer forma, é necessário estar atento para verificar se o bébé não cria alguma reação alérgica.

Já nesta fase, com as papas e comidas próprias, o tira-nódoas torna-se, realmente, indispensável para qualquer adulto que tome conta de bébés. Sejam manchas de legumes ou fruta, o melhor é mesmo aplicar o tira-nódoas no tecido ainda seco e deixar atuar por alguns minutos. Posteriormente, bastará lavar a roupinha normalmente.

Tirar Manchas da Roupa de Bébé

Nódoas em babetes ou fraldas

Caso tenha nódoas, especificamente em babetes ou fraldas, pode sempre recorrer ao já muito conhecido e utilizado sabão azul e branco, espalhando-o sobre a mancha, esfregando suavemente. Enxague a peça e lave depois normalmente.

Para as nódoas de cócó, em particular, o ideal é lavar logo de imediato a peça de roupa. Coloque a peça de molho em água morna e um pouco de detergente da roupa do bébé. Deixe atuar durante meia-hora e depois enxague. Se, por acaso, se tratar de uma nódoa já ressequida, é natural que tenha de esfregar um pouco e depois então enxaguar e levar normalmente à lavagem. Mas, neste caso, será necessário deixar a peça ou peças de roupa de molho de um dia para o outro.

Nódoas em roupa branca do Bebe

Se se tratar de roupa branca, pode recorrer à lixívia. Vai precisar de um recipiente para a roupa, sabão e água. Retire o excesso da sujidade em água corrente e ensaboe de seguida, esfregando bem e enxaguando a peça. Depois, passe com o sabão (em barra) por cima da mancha e deixe então a peça de molho, ao sol, durante cerca de três horas. Enxague novamente e deixe secar ao sol. As peças de roupa estarão livres de nódoas e poderá lavá-las como de costume.

Caso se trate de remover manchas de sumo, bastará colocar sal diretamente na zona afetada. De seguida, nu copo de água a ferver misture uma colher de sopa de álcool ou amoníaco. Mantenha o tecido bem esticado e vá despejando a mistura sobre a mancha. Caso seja uma mancha mais ressequida, humedeça primeiro a zona da mancha com vinagre branco e deixe durante alguns minutos. Depois basta lavar a peça normalmente.


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>