Tirar manchas da Sanita

Com a diária utilização da sanita, é perfeitamente natural que, com o tempo, surjam manchas e escurecimento das paredes.

Tirar manchas da Sanita

Para conseguir remover essas inestéticas manchas, coloque uma pasta feita de tetraborato de sódio (é um sal branco ou incolor sólido do ácido, uma substância que permite manter a acidez de uma qualquer solução de limpeza) e sumo de limão. Deixe repousar por duas horas e depois apenas terá de esfregar com uma escova para limpar bem e fazer uma descarga para passar água.

Por outro lado, pela necessidade de ser um local que obriga a limpezas mais profundas, há quem opte por outros procedimentos. Nunca se esqueça é de colocar luvas de borracha para proteger as suas mãos.

Aplique sapólio (produto de limpeza composto por saponáceo fabricado com pó mineral próprio para limpezas de locais húmidos, loiças e azulejos – ou escolha qualquer outro produto com estas características) na escova ou esponja de limpeza e esfregue bem a parte interna da sanita. Assim, irá remover as incrustações emergentes que trazem os maus cheiros à casa-de-banho. Mesmo o fundo da sanita não deve ser esquecido e mais uma razão para não se esquecer das luvas.

Tirar manchas da Sanita

Esfregue e use a descarga da Sanita para ajudar na limpeza

Assim, depois de esfregar com a pasta referida, faça uma descarga e coloque desinfestante e feche a tampa da sanita. Enquanto deixa repousar, na parte externa, limpe com uma esponja e desinfestante  não esquecendo mesmo a parte do assento e a própria tampa. Faça nova descarga e terá a sua sanita limpa e desinfestada de germes.

É verdade que ninguém gosta de falar sobre a sujidade ou manchas na parte de baixo da sanita, pois são situações que apesar de perfeitamente naturais, causam algum constrangimento, pelo que a limpeza praticamente diária de uma sanita é algo de importante e necessário para uma boa higiene sanitária. Além disto, com o tempo, as manchas irão tornar-se de mais difícil remoção.

Lixívia para tirar manchas da sanita

Para isto, escolha entre lixívia ou bicarbonato de sódio, água, esponja ou esfregão, luvas de borracha, um balde ou recipiente grande.

Encha o balde ou recipiente com uma parte de lixívia e três partes de água. Retire o assento da sanita e mergulhe-o na solução e deixe-o durante alguns minutos (se o assento for colorido, teste-o primeiro para garantir que não desbota ou surjam outros efeitos para a água da sanita ou mesmo noutros produtos de limpeza).

Depois de colocar as luvas de borracha, use o esfregão ou escova para esfregar as manchas. Para manchas mais teimosas, poderá adicionar um produto de limpeza desincrustante. Embebeda o esfregão com a mistura e esfregue na sanita e paredes até que as manchas saiam. Outra opção é juntar bicarbonato de sódio (caso tenha optado pela lixívia na solução) e esfregar.

Produtos de limpeza para sanita

Se estiver a juntar à solução um produto de limpeza mais abrasivo, evite usar muita pressão enquanto estiver a esfregar, pois poderá danificar a própria superfície cerâmica.

Depois de removidas as manchas, lave o assento por completo, bem como ao resto da sanita, e deixe-o secar ou, se não tiver tempo, passe com um pano seco e limpo, que não deixe pelos. Reinstale o assento e tampa e terá a sua sanita como nova e livre de germes e manchas.



Deixe um Comentário