Tirar Manchas de Açafrão

Uma comida bem temperada pode ser uma delícia, pode encher a barriga, mas o que nos dá mais prazer são as especiarias.

Como especiaria, o açafrão é muito utilizado, e de várias maneiras, em muitos temperos. Um dos mais conhecidos de que o açafrão é ingrediente, é a mostarda.

Tirar Nódoa de Mostarda

Uma nódoa de mostarda uma vez seca é praticamente impossível de ser removida, especialmente se a nódoa se tiver fixado em plástico. Assim que verificar a nódoa, os excessos deverão ser imediatamente removidos com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão. Posteriormente deverá enxaguar por completo e secar com um pano macio.

Quando a mancha recai numa peça de roupa, há quem utilize o produto Vanish ou Omo. Mas se o caso for uma peça de cor, deverá colocar o tecido molhado e com bastante sabão ao sol até que fique realmente muito quente. Uma vez de molho, deverá ir esfregando variadas vezes. Vai verificar que o açafrão sairá facilmente. Há, também, quem prefira usar sabão brilhante em pó pois não desbota as cores.

Tirar Manchas de Açafrão

Uma outra forma de remover uma mancha de açafrão eficazmente é misturar detergente da loiça com limão e esfregar na zona afetada.

Outra opção, não tão simples mas igualmente eficaz é esfregar a área suja com uma mistura de 3 colheres de sopa de glicerina com quatro baldes de água quente e deixar repousar uma hora antes de proceder à lavagem, sendo que não deverá esquecer-se de lavar com um pano embebido em água quente antes de colocar a peça na máquina.

Tirar Mancha de Açafrão

Tirar Nódoa de Açafrão

Uma nódoa de açafrão é das manchas mais irritantes pois agarra-se à roupa muito rapidamente. No caso de ter uma mancha já seca, deverá colocar a peça de roupa em molho com lixívia delicada, pois esta poderá ser a sua única hipótese de remover a mancha.

Algo que nunca deverá fazer quando lidar com uma nódoa de açafrão é colocar amoníaco, pois este reage ao açafrão e poderá tornar a mancha ainda mais complicada de remover. Além disto, deverá estar sempre atento ao tipo de remoção que faz pois terá de ter em conta o tipo de tecido que tem à sua frente. Alguns tratamentos podem funcionar perfeitamente com o algodão, mas por outro lado danificarem lã e seda.

Então, siga os seguintes procedimentos para que possa vencer essa batalha contra a mancha de mostarda:

Remova qualquer excesso com uma faca ou espátula. Borrife (aplicando o tira-nódoas e depois com o solvente líquido de limpeza a seco; enquanto acalcar a mancha, tire o excesso com um chumaço absorvente; se a mancha persistir, esfregue usando uma esponja humedecida e pressionado suavemente, a mancha, do centro para as extremidades) com água e aplique um solvente líquido e algumas gotas de vinagre branco.

Se a mancha é mais antiga, borrife com água. Aplique detergente líquido à mancha e borrife novamente. Deixe em molho por várias horas ou mesmo de um dia para o outro, só depois é que enxagua e lava tão rápido quanto possível.



2 Comentários

  1. Susete Rodrigues de Carvalho Reply

Deixe um Comentário