Tirar manchas de alcatrão

Não é uma nódoa frequente, mas quando aparece, vem para atormentar as donas de casa. O alcatrão, usado por exemplo na construção de estradas, é muito incomum de ser adquirido.

Neste artigo, falaremos de como remover as manchas de alcatrão que por vezes possam surgir nas roupas de quem trabalha na construção.

Tirar manchas de alcatrão

A construção é o meio mais propício para a obtenção de manchas e nódoas difíceis de remover. Um dos melhores produtos para a remoção de alcatrão é a terebintina, mas conhecida por aguarrás, comercializada em drogarias e algumas casas especializadas em materiais de construção. Deverá, no entanto, tomar cuidado com a utilização deste produto, pois certos tipos de tecidos podem ficar manchados após a aplicação de aguarrás. Teste sempre o produto numa área não visível, para se certificar que não vai manchar.

Roupa com Alcatrão

Colocar a roupa no lixo só porque acha que o alcatrão é completamente irremovível é um tremendo erro. Hoje em dia é rara a mancha que não se possa remover. Se por acaso foi uma vítima de um acidente e ficou com a roupa cheia de alcatrão, não entre em pânico, o pior mesmo são as possíveis feridas que adquiriu, o resto, umas lavagens e produtos certos acabarão por resolver.

Tenha em atenção: nunca coloque a sua roupa manchada por alcatrão à exposição de uma fonte de calor, pois isso só fará com que a mancha seque e se entranhe mais no tecido. Se isso acontecer, o trabalho que irá ter para a remover será redobrado e poderá mesmo nunca mais sair.

Remover manchas de alcatrão

O primeiro método que apresento para remover manchas de alcatrão é através de um saco plástico. Use um saco plástico transparente (daqueles que usa para congelar alimentos por exemplo) e coloque cubos de gelo lá dentro. Depois feche-o e coloque-o em cima da mancha de alcatrão. A ideia é que a mancha congele, aliás, fique bem fria. Quando notar que está no ponto, use um utensílio para raspar o alcatrão. Use uma faca por exemplo. Raspe o máximo que conseguir. Também pode colocar a roupa na arca frigorífica pois o efeito será o mesmo.

Gasolina para tirar manchas de alcatrão

O segundo método que vamos falar é executado com gasolina. Coloque um pouco de gasolina sobre a mancha e deixe que ela actue. Depois é só passar a roupa por água fria e lavar normalmente. Tenha cuidado ao usar a gasolina. Deve fazê-lo num local ao ar livre, pois é inflamável e tóxico.

Óleo para bebés remove manchas de Alcatrão

O terceiro e último truque para remover estas manchas é usar óleo para bebés. Coloque um pouco sobre a mancha e esfregue. Deixe repousar durante 10 minutos e de seguida lave com detergente. Certifique-se que a mancha saiu, senão, volte a repetir o processo até que a elimine totalmente.

Conseguiu eliminar as manchas que tinha na sua roupa? Se sim, óptimo, se não, ou volta a repetir os processos que apresentei ou sempre pode tentar usar aguarrás. Tome muito cuidado com a sensibilidade do tecido, nem todos podem entrar em contacto com este tipo de produtos.



Deixe um Comentário