Tirar manchas de Betadine

O Betadine, como todos o conhecemos e utlizamos em variadas ocasiões no dia-a-dia, trata feridas, queimaduras, estando indicado para utilizações noutras áreas terapêuticas. O Betadine contém iodopovidona (PVP-I), tratando-se de um anti-sético com uma larga aplicação, uma vez que elimina um variado número de microorganismos como bactérias, fungos e vírus.

Tirar manchas de Betadine

A aplicação mais conhecida é a desinfeção de feridas e, especialmente com crianas, onde acidentes acontecem, já muito no shabituámos à sua presença em nossa casa.

Mas o Betadine, apesar de todos os seus benefícios no tratamento de feridas, tem um senão: a mancha que pode deixar, tão boa desinfetante de feridas quanto difícil de remover de um tecido.

Mas não é algo sem solução. Caso lhe aconteça manchar uma peça de roupa com Betadine, coloque a peça em molho numa mistura de água e vinagre branco durante a noite ou, pelo menos, 10 horas. Depois, deverá bastar lavar normalmente a peça de roupa como de costume.

Tratar manchas de Betadine

Uma mancha de Betadine é mais uma das manchas em que é de extrema importância ser removida tão cedo e imediato quanto possível desde o momento em que acontece.

Como seria de esperar, também para o Betadine existem variadas opções caseiras para a remoção de uma mancha deste tipo. Pode usar a sobejamente conhecida Voltaren. Mas, neste caso, em ampolas e não em pomada. Basta esfregar o conteúdo da ampola na zona manchada, esperar um pouco e depois poderá lavar a peça normalmente, inclusivé com o resto da roupa.

Tirar manchas de Betadine

Outros procedimentos possíveis, antes de poder lavar a sua peça de roupa manchada com Betadine normalmente, é aplicar água oxigenada sobre a mancha ou, também quanto antes, misture água morna com amoníaco, esfregue bem a zona manchada. Caso nada disto resulte e, como derradeira tentativa, poderá tentar com um típico tira-nódoas Ipor exemplo, os que permitem remover graxa). Aplique sobre a mancha e depois, antes de lavar a peça, deixe repousar durante alguns minutos.

Dependendo do ponto de vista, tem variadas soluções. Deixamos mais uma, onde irá necessitar de álcool, uma colher de chá de tiossulfato de sódio, meia chávena de água morna, toalhas brancas ou de papel de cozinha, um vaporizador (para a solução que vai fazer), uma garrafa em spray de água fria, um aspirador, um objeto pesado (livro ou prato). Misture tudo muito bem e lembre-se de manusear com cuidado, pois esta mistura pode ser irritante não só para a pele como para os pulmões, olhos e mesmo aparelho digestivo.

Tirar manchas em tapetes de Betadine

Esta opção é também muito válida e útil para a remoção de uma mancha em tapetes.

Comece por passar um pano limpo. Trabalhe do lado de fora da mancha, em direção ao centro, de modo a evitar que a mancha se espalhe. Aplique o spray com a solução de limpeza feita. Mantenha a zona sempre húmida durante este tempo.

Seque com a quantidade de panos limpos necessários. Vai precisar de mais do que um. Passe pela área afetada até que não se note mais a mancha no tecido. Repita o processo até aqui tantas vezes quantas as necessárias. Caso a mancha seja teimosa, irá necessitar de um limpador de enzimas. Também aqu iirá ser necessário manter a zona húmida. Aplique spray com a água limpa e fria para enxaguar depois desta aplicação. Nesta fase não deverá usar água quente.

Limpe com um pano limpo e pode repetir enquanto for necessário, até que toda a solução de limpeza esteja retirada.


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>