Tirar Manchas de Borracha

Como em muitos casos de nódoas difíceis, também tirar nódoas ou manchas de borracha ou da borracha pode ser complicado.

Remover Manchas em objetos de borracha

Dependendo da origem da mancha, também dependerá o modo de a remover, mas em regra, tirar manchas de um objeto de borracha, desde que não muito ressequidas ou antigas, esfregar com água tépida e sabão deverá resultar. Ou então, se preferir, poderá optar por esfregar a área manchada da borracha com álcool, mas lembre-se de deixar que a borracha secque bem antes de voltar a usar esse objeto.

Por exemplo, quando falamos em ténis, borracha é o primeiro material que nos vem à cabeça, mesmo antes de pensarmos no tipo de ténis.

Remover manchas de Ténis AllStar

Os tão famosos e conhecidos All-Star, que tantas cópias originaram, que em tantos desenhos e feitios (ténis, botins) resultaram. São tão conhecidos quanto usados, por miúdos e grúdos.

Quando a borracha dos seus ténis ficar suja ou manchada, tire, em primeiro lugar, os atacadores e remova o excesso de sujidade. Depois, crie uma mistura, em partes iguais, de água e um produto oxidante deixe os atacadores de molho durante dez minutos. Enquanto isso, prepare uma pasta de dentes e uma escova (de preferência também de dentes). Molhe os ténis com um pouco de água e esfregue-os. De seguida, lave-os para tirar a pasta de dentes. Tire os atacadores do molho, lave-os e torça-os. Deixe tudo a secar e assim ficarão como novos.

Ao invés, poderá também lavar os ténis (é possível irem à lavagem na máquina) e depois coloque-os de molho com água e sabão em pó e Lixívia própria para roupa colorida. Use esta opção e não receie, pois este tipo de lixívia não irá interferir com a cor do tecido.

remover manchas tenis allstar

Pode, também, optar por esfregar a ou as zona(s) amarelada(s) da borracha dos ténis com acetona. À partida, verá que a borracha ficará branquinha.

Tirar Manchas de Borracha

O caso mais comum deverá ser o de manchas de caneta. Nestes casos, poderá usar uma esponja macia com água morna e sabão neutro ou mesmo detergente líquido, e passar na zona da borracha que está manchada. Ou então, um método invulgar, que é pegar noutra borracha e tirar a mancha da borracha manchada. Diz quem já experimentou que funciona.

Caso nunca lhe tenha acontecido  fique a saber que o mofo também pode surgir nas borrachas do frigorífico. Não tem muito que saber, pois basta um pouco de bicarbonato de sódio e de uma esponja humedecida em água. Passe e esfregue com cuidado na borracha do frigorífico e pronto, verá que o mofo desaparecerá.

Mas, e se o seu caso for o de tirar manchas de materiais feitos de borracha?

Uma solução muito semelhante poderá, também, ser aplicada em utensílios de borracha e mesmo de plástico. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio (misture o pó com água) e aplique no utensílio manchado com uma esponja comum.

Quem tem carro, com certeza já se deparou com manchas de cera nas partes de borracha da viatura. Em primeiro lugar, lave o carro e depois de estar enxuto, passe lustro líquido para sapatos (da côr do carro, o normla é ser preto) na área-alvo e deixe ficar por 15 minutos. Depois, deverá passar nessa mesma zona com silicone (que é impermeável) para ficar um lustro mais duradouro. Poderá aplicar esta solução em qualquer parte plástica ou de borracha, desde que tenha cuidado com as áreas de ferro pois irá manchá-las.


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>