Tirar manchas de café na roupa

É uma das bebidas quentes e frias mais apreciadas e consumidas no mundo todo. Em certos países, a sua produção representa parte das receitas de toda a exportação. Falo do café. Para muitos visto como sobremesa, para outros um digestivo e ainda uma forma de se manter acordado por mais tempo, o café tornou-se popular e com ele veio também os azares de quem ao beber, se descuida e acaba por entornar para a roupa, fazendo com que tenha a necessidade de tirar a mancha de café.

O que fazer logo a seguir? Trocar de roupa se estiver em casa. Mas se não estiver em casa, o que se pode fazer para disfarçar a nódoa? É o que vamos descobrir a seguir.

Vamos supor que está no seu escritório, a trabalhar mais um dia e decide fazer uma pausa para beber um daqueles cafés de máquina, que nem sempre correspondem ao verdadeiro sabor do café, mas que servem para matar o vício.  Ao beber, o copo escorrega e mancha a sua camisa. Inoportuno! Vai ter uma reunião logo a seguir. A melhor técnica é tentar arranjar um cubo de gelo e passar sobre a nódoa ou então lavar com água muito quente. Neste caso, a mancha será removida, no entanto, convém ficar atento quando a camisa secar, pois por vezes a mancha volta.

Tirar mancha de café antiga

As coisas complicam-se quando a nódoa já é antiga. Um simples cubo de gelo nesta situação já não vai resolver nada. Uma das melhores armas para estes casos é o vinagre branco, tão famoso no mundo das nódoas. Portanto, deite duas colheres de açúcar e de vinagre e junte meio litro de água fria. Esfregue a nódoa até desaparecer. Após isso, leve a roupa à máquina para uma lavagem normal.

Outra dica para eleminar uma nódoa antiga de café recorre a outro tipo de produtos. Falo do bicarbonato de sódio. Deve ser aplicado sobre a nódoa, que deve ser molhada antes de aplicar este produto químico. Deve esgregar e passar por água de seguida. Após terminar, meta na máquina de lavar. Nunca mais terá notícias desta nódoa!

Receita caseira para tirar manchas de café

Há truques e truques. E há receitas caseiras contra as nódoas que por vezes resultam melhor que um tira-nódoas próprio para o efeito e tem a vantagem de não gastar dinheiro desnecessáriamente. Portanto, fomos ao baú buscar uma receita de claras de ovos e álcool.

Receita caseira de clara de ovos e álcool para tirar nódoas de café

Deve misturar a clara do ovo com algumas gotas de álcool em água quente. Com este preparado, esfregue a nódoa  e passe por água. Meta de seguida na máquina e espere que ela saia limpa, se não sair, então repita o processo, mas não abuse, se não, ainda é capaz de esburacar a camisola.

Nódoa retirada, tente não voltar a repetir a graça, ou então, lave logo de seguida, a não ser que esteja no meio do mato, mas não acredito que haja máquinas de café lá.

O ideal é ter cuidado e ser rápido a intervir na maldita nódoa de café, para não ter um trabalho a duplicar quando tiver mesmo que lavar. Se optar por comprar um produto, compre antes do azar acontecer para que possa remover logo na hora. Aproveite bem a sua dose de café diária, mas não abuse para não ter nenhum ataque.
Se tiver mais alguma sugestão para tirar manchas de café recentes ou antigas por favor deixe as suas dicas nos comentários.



3 Comentários

  1. Benson Lubamba Luzayamo Reply

Deixe um Comentário