Tirar manchas de cebola


Hoje em dia, já não é muito habitual o uso de avental na cozinha, mas a verdade é que se pode tornar num verdadeiro “salva-roupa”, e isto porque quem cozinha, nem que seja apenas em casa para amigos e família, não quer perder nem estragar a sua roupa.

Por isto tudo, saber como remover manchas de diferentes tipos de alimentos pode mesmo ser útil em caso de necessidade. Assim, aceite as dicas para tirar manchas de cebola.

Dicas de limpeza

Nunca será de mais referir que tratar das manchas com a maior rapidez possível é essencial, pois quanto mais antigas forem, maior será a dificuldade em removê-las. Todos os métodos para remoção de nódoas devem ser aplicados antes que os tecidos afetados sejam lavados, se for o caso disso, e isto porque as manchas que forem “lavadas” e secas são praticamente impossíveis de ser removidas.

  • Mas no que toca à necessidade de tirar manchas de cebola, caso pretenda removê-las de um tecido, a primeira coisa a fazer é raspar o excesso de cebola e lavar com água corrente fria para que a mancha se solte. De seguida, faça um pré-tratamento com um tira-nódoas próprio para pré-lavagens. Lave a peça de tecido com água, à temperatura mais quente que o tecido em questão permitir, sendo que poderá acrescentar lixívia, caso seja seguro fazer isso.
  • No caso de se deparar com a necessidade de tirar manchas de cebola de estofados, primeiro deve remover o excesso de cebola de qualquer das formas. De seguida, deverá misturar uma colher de sopa de detergente da loiça com duas chávenas de chá de água fria. Com um pano branco e limpo, agora é altura de limpar a mancha com esta solução que preparou e secar até que o líquido seja absorvido. Deverá continuar a limpar e apagar até que a mancha desapareça. Depois, poderá passar com uma esponja embebida em água fria e secar.
  • Mas, se o caso for de manchas de cebola num tapete, apesar da primeira impressão ser de incredulidade, o processo será exatamente o mesmo que o acima descrito, ou seja, primeiro raspar o excesso da cebola e depois fazer a tal mistura, fazendo-se auxiliar do tal pano branco e limpo. Limpar a área manchada com essa mistura e, mais uma vez, deixar que seque para que o líquido seja absorvido. Apenas de relembrar que deverá manter a esponja e o absorvente até que a mancha desapareça, caso contrário já não vai ser possível ser removida.
  • Se a mancha ainda persistir, misture uma colher de sopa de amoníaco (note que nunca deverá misturar lixívia e amoníaco, pois os gases resultantes são muito perigosos) com dois copos de água morna. De seguida, poderá limpar a mancha de cebola com esta mistura / solução e passar nessa área até que a mancha seja absorvida. Quer isto dizer que deverá passar com uma esponja embebida em água fria e depois secar.

Nome : Email :

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *