Tirar manchas de sapato de cetim

Em termos do tipo de tecidos quando nos deparamos com a necessidade de remover manchas, há tecidos e tecidos.

Podemos encontrar tecidos mais ou menos resistentes, mais ou menos grossos, cada um com as suas particularidades no que toca à remoção de nódoas.

Um dos mais problemáticos neste campo, é o cetim, muito utilizado em sapatos e vestuário.

Seguem-se algumas dicas de como tirar manchas de sapato de cetim.

Dicas de limpeza

Para saber como tirar manchas de sapato de cetim, também há que perceber um pouco acerca do tecido.

Hoje em dia, existem mais tipos de cetim. O cetim é o tecido mais usado, por exemplo, em vestidos de noiva, sapatos de casamento, cortinas, lingerie e estofados, além de que existem diferentes tipos de cetim, deste sintéticos, mistos e naturais, variando conforme as percentagens de tecido sintético ou natural. Em qualquer caso, o mais difícil (mas não impossível) de limpar é o cetim branco. Este é mais um caso em que o ideal (e a melhor segurança de sucesso) é lidar com a mancha de imediato.

sapato-cetimNo caso dos casamentos, há sempre alguma área com relva, pelo que acabamos por enterrar os sapatos na relva e ficando assim manchados. Alguns proprietários de marcas de calçado, para estes casos referem que os sapatos de cetim possuem um forro mais resistente e impermeável, sendo a essência do problema o local onde se encontra a mancha ou sujidade.

Para tirar manchas de sapatos de cetim, no caso de se tratarem de manchas superficiais, o que é sugerido é a utilização de uma escova de dentes macia com sabonete neutro. Deverá humedecer a escova com um pouco de sabonete neutro, esfregando delicadamente sobre a mancha. Em seguida, use um pano limpo para secar.

Outra alternativa é primeiro encher um recipiente com água fria e adicione meia chávena de chá de detergente e misturar os ingredientes com a mão, até que esteja tudo realmente homogéneo.

Em seguida, deverá mergulhar uma bola de algodão na mistura, aplicando na mancha do sapato de cetim. Lembre-se que deverá seguir as fibras do tecido conforme for aplicando, tendo o cuidado para não saturar o tecido. Dê pequenos toques na área da mancha com uma bola de algodão seco para evitar que fiquem marcas d’água. E isto é especialmente fulcral para o cetim branco. Por fim, despeje um pouco de água com gás diretamente sobre a bola de algodão e aplique na mancha. Volte a dar pequenas pancadas na área com algodão seco e depois deixe secar ao ar.

No caso de ter um sapato que seja forrado a cetim, o melhor que tem a fazer é lavá-lo com uma pequena esponja, macia, e um pouco de sabão ou sabonete neutro, sendo que o melhor é o líquido. Depois, enxague, mas sempre sem esfregar. Deixe secar, sempre à sombra.



Deixe um Comentário