Ácaros – Inimigos das Pessoas

Ácaro é como se vulgarmente designam algumas espécies de micróbios, logo invisíveis a olho nu. Porém, serem invisíveis não os torna inexistentes. Eles estão nas sujidades com muita frequência, como no pó. Mas não existem apenas os ácaros terrestres, estes estão também presentes na água. Estes pequeníssimos seres podem criar um sem número de irritações na pele e tantos outros problemas para a saúde humana. Portanto, a limpeza dos ácaros é de elevada importância.

Casa livre de ácaros

É prioridade que todos saibam como manter as suas casas livres de ácaros, principalmente porque na maioria das vezes nem sabemos da existência destes bichinhos, uma vez que são invisíveis. Há, felizmente, uma série de medidas preventivas que podemos usar a nosso favor. Aqui seguem-se algumas muito simples, que poderão fazer a diferença:

Ácaros no quarto

Os peluches são muitas vezes invadidos por ácaros. O maior problema é que as crianças manuseiam-nos com grande frequência e isso pode representar uma ameaça à saúde delas. Portanto, certifique-se de os lava semanalmente, de modo a evitar a presença de ácaros, e deixe-os a secar ao sol. Tenha atenção às instruções de lavagem da etiqueta, para não danificar o material do peluche.

Os colchões são outro alvo dos ácaros. Opte por usar um forro por debaixo dos colchões, apenas como medida de segurança. Se lhe for possível, de quinze em quinze dias – ou se não puder, uma vez por mês – areje o seu colchão e deixe-o ao sol durante um dia inteiro. É uma óptima maneira preventiva.

Já os lençóis, fronhas e almofadas, areje-os igualmente e troque a roupa de cama com regularidade.

Ácaros na Sala de Estar

Tudo o que é cortinados, lave-os, pelo menos, mensalmente. Os ácaros gostam bastante de se agarrar a este tipo de material e, portanto, tudo o que é de uso diário mas tendemos a esquecer de lavar por se mancharem com menos frequência está mais vulnerável.

Quanto aos móveis, limpe-lhes o pó semanalmente – se possível, mais do que uma vez por semana. Para mais, o sol é dos maiores inimigos dos ácaros, portanto, se a divisão assim o permitir, deixe que a luz solar entre durante o maior período de tempo possível. Por fim, não se esqueça de limpar os rodapés; aspire-os e passe-lhes um pano húmido.

Ácaros na Casa de Banho

Troque as toalhas da casa de banho. Uma vez por semana se forem muitos a utilizar as mesmas toalhas, senão de duas em duas semanas é o bastante.

Tenha atenção aos cotonetes e ao algodão; tenha os frascos ou pacotes bem fechados, uma vez que os ácaros têm tendência a instalar-se neles. Limpe qualquer mancha de humidade e bolor, o que pode acontecer vulgarmente em casas de banho interiores e sem janelas.

Ácaros na Cozinha

Nesta divisão da casa armazenam-se muitos alimentos e os ácaros podem procurá-los para se instalarem neles. O que deve fazer é mantê-los sempre vedados e protegidos.

Tal como os móveis da sala, os armários deverão de estar livres de pó. Evite deixar alguma superfície ou objecto húmido na cozinha: tudo tem de estar limpo e seco.



Deixe um Comentário