Como limpar a sua fossa passo-a-passo

Embora o saneamento básico já seja uma realidade na vida de uma percentagem considerável da população portuguesa, ainda nem todas as pessoas têm acesso a esta nova medida. Assim sendo, pelos mais variados motivos, ainda existe uma quantidade considerável de pessoas que tem fossas sépticas em sua casa.

O que são fossas sépticas

Em primeiro lugar vou explicar-vos o que é isto de fossas sépticas. Este tipo de fossas trata-se um dispositivo de tratamento de esgotos destinado a receber a contribuição residual de uma ou mais residências e com capacidade de um tratamento eficiente dos esgotos. As fossas sépticas são câmaras construídas para acumular resíduos domésticos e/ou industriais, durante um determinado período de tempo, de forma a transformá-los em compostos mais simples e estáveis.

como limpar fossas sépticas

Como Limpar a sua Fossa

No entanto, como todos os aparelhos ela precisa de manutenção para que funcione de forma correcta. Assim sendo vou deixar aqui algumas dicas para que proceda à limpeza da sua fossa de forma correcta.

  • Escolha um dia/hora em que a fossa não esteja a receber resíduos;
  • Abra a tampa e deixe a fossa respirar durante alguns minutos. Tenha em atenção que não deve acender fósforos ou cigarros perto desta pois o gás acumulado no interior da fossa é explosivo;
  • Deve levar para o local um carrinho sobre o qual está montada uma bomba diafragma (para fluídos), de diâmetro de 75 mm a 100 mm. Esta pode ser de sucção, manual ou eléctrica;
  • Introduzir o mangote directamente na caixa de inspecção (ou no tubo de limpeza caso exista);
  • Os resíduos (lodo) retirados da fossa são encaminhados para um leito de secagem ou para um carro-tanque especial dando-lhe o destino sanitário adequado;
  • Caso os resíduos fiquem endurecidos, deve ser adicionada água e deve-se agitar com um agitador apropriado;
  • Deve ter em atenção que não deve retirar todo o resíduo de dentro da fossa. Deixe sempre cerca de 10% para que o reiniciar do processo seja mais fácil;

Quando terminar todo o processo, faça a higienização dos equipamentos utilizados e do local.

Ebook Grátis Guia Rápido Remover Nódoas e Manchas

Faça um registo de limpezas e inspecções da sua fossa séptica

Para que nada seja deixado ao acaso mantenha um registo de limpezas e inspecções da fossa séptica. Esse registo deve ter indicado o nome, morada e telefone dos técnicos/empresa que efectuaram os serviços. Desta forma será mais fácil se lembrar da próxima limpeza e fica com os seus registos muito mais organizados.

inspecções fossas

Dicas a não esquecer aquando as limpezas de fossas

  • Lembre-se ainda que não deve colocar coisas muito pesadas por cima da fossa séptica.
  • Evite ter plantas de raiz profunda em áreas próximas.
  • Não é aconselhável que deixe o seu automóvel perto dela devido ao risco de explosão embora seja muito mais reduzido quando a fossa se encontra fechada.
  • Mantenha a área sobre a fossa sempre limpa.
  • Não deixe que grandes quantidades de água entrem em contacto com a fossa pois caso isso aconteça e a água se infiltre a capacidade de escoação dos resíduos fica consideravelmente reduzida.
  • Prefira água quente para desentupir os canos/ralos a qualquer produto caústico.
Estas dicas permitirão que esteja descansado sobre a limpeza da sua fossa e que não tenha dissabores com problemas relacionados com sujidade nas fossas.

 



10 Comentários

  1. antonio morais Reply
  2. Alcides Reply
  3. Glecia Barbosa Reply
  4. Zé Miguel Reply

Deixe um Comentário