Como Limpar zinco

O zinco é um material muito popular para alguns itens de casa e a sua durabilidade é muito boa, principalmente pelo fato de não sofrer corrosão, tornado-se bastante resistente. Ele também não enferruja e evita diversas outras dores de cabeça que materiais ferrosos geralmente apresentam com o tempo.

Limpar este material também é bastante simples e você só precisa dos materiais e dicas certas. Quer saber como limpar zinco sem ter dores de cabeça? Confira logo abaixo como deixar suas peças em zinco sempre bonitas e limpas.

Água e Sabão – Formas Práticas

O jeito mais prático de limpar zinco é com água quente e sabão. Além de ser uma limpeza rápida é bem barata porque todo mundo tem esses dois itens em casa e o sabão, caso seja preciso comprar, não custa muito. Você vai misturá-los em partes iguais e ter como resultado uma solução de sabão mais aquosa para deixar a limpeza mais eficiente.

Basta então mergulhar a peça de zinco em um recipiente já com o líquido misturado e deixar por alguns minutos. Depois é só lavar em água morna e secar com um paninho delicado para não arranhar. Caso precise esfregar, pode-se usar uma esponja delicada ou uma escova de dente velha, pois têm as cerdas já amaciadas.

Importante: só utilize sabão neutro!

Produtos Diversos para Zinco

Se você não tem ou não quer usar sabão na limpeza, pode também optar por um produto de limpeza, mas observe a composição. Eles devem ser ligeiramente abrasivos para limpar a peça como você deseja.

Dando brilho no Zinco

Se vai lavar zinco ele também precisa ser polido, não é verdade? Dessa forma o resultado é muito melhor e a peça fica com aquela carinha de nova. Depois de fazer o processo indicado mais acima, pegue um paninho levemente umedecido com vinagre branco e passe sobre a peça. Se não tiver vinagre em casa pode substituir tranquilamente pelo sumo do limão, mas neste caso acrescente um pouco de água para quebrar mais acidez do líquido.

Após aplicado não lave imediatamente. Deixe agir por alguns minutos e somente depois o coloque na água. É permitido também deixar essas peças de molho em uma das misturas citadas anteriormente, mas neste caso controle o tempo para menos.

Peças Grandes

Existem algumas peças em que fica impossível passar uma escovinha ou uma esponja para retirar a sujeira. A solução sempre será a mesma, aquela mistura de água quente e sabão que foi ensinada mais acima. Se você tem um telhado em zinco, por exemplo, pode usar escovões, esfregões ou qualquer outra peça maior. O cuidado deve ser apenas com o produto que tais são feitos.

Evite qualquer coisa que tenha ferro, aço ou qualquer material que agrida e arranhe o zinco. Isso desgasta totalmente a sua peça e a deixa envelhecida. Sem falar que afeta a durabilidade e/ou a resistência. Compre então um escovão de cerdas macias ou próprio para pisos delicados.

Com apenas essas dicas você pode limpar zinco sem dificuldades. Fazendo isso pelo menos uma vez por mês (dependendo do uso de cada, claro), você terá um produto sempre bonito!



Deixe um Comentário