Como Limpar Zíper Oxidado

Você tem pelo menos uma peça com zíper. Dependendo da frequência e do tipo de cuidado que você tem com suas coisas, ele pode acabar oxidando e tendo seu funcionamento correto prejudicado.

Isso acontece por dezenas de motivo, mas tem como resolver de uma forma bem simples. Veja dicas mais abaixo a evitar a oxidação e como limpar zíper oxidado em caso de ferrugem.

Porque o Zíper Oxida?

O zíper é um metal e quando não é lubrificado acaba por oxidar. Essa ausência é bem comum, mesmo porque muitas pessoas preferem trocar a peça do que alertar-se para limpá-la.

Evitando que o Zíper Oxide

Para evitar que seu zíper fique oxidado, deve limpá-lo com um intervalo de pelo menos 15 dias. Não é preciso nenhum produto muito especial ou que você faça uma limpeza mais profunda. Simples ações já mudam muito o funcionamento do seu zíper. Como por exemplo:

  • Sempre que lavar as suas roupas, faça movimentos de abrir e fechar o zíper com delicadeza. Isso evita que resquícios de água e produtos de lavagem se acumulem entre os dentes. O ideal é repetir o movimento pelo menos 10 vezes com calma.
  • Durante esse processo observe se não existe nenhuma dificuldade ao abrir e fechá-lo. Caso apareça, com uma pinça retorne o dente do zíper ao seu local original.
  • Para lubrificar o zíper, você pode usar um algodão umedecido com óleo de máquina de costura. Aplique cuidadosamente sobre o zíper e repita o movimento de abrir e fechar com cuidado. O óleo de costura vai ajudar na fluidez do zíper. Depois retire o excesso e deixe secar.

Claro que existem diversas outras receitas caseiras e até mesmo produtos que evitam a oxidação do zíper, mas fazendo estes três passos você mantém seu zíper novo por muitos anos.

Retirando a oxidação do Zíper

A oxidação do zíper pode ser retirada de diversas formas. Existem algumas receitas caseiras bem práticas. Veja alguns exemplos e escolha a mais fácil para você.

  • Com um pouco de vinagre branco, aplique sobre o zíper oxidado e deixe por 15 minutos agindo sobre a peça. Depois é só passar um pano umedecido com água fria para retirar toda a ferrugem. Caso tenha algum espaço menor, pode usar um cotonete umedecido também para limpar melhor. Depois é só secar, lubrificar com óleo de máquina de costura e guardar o zíper.
  • Outra receita caseira é usar suco de limão. Aplique o sumo da fruta sobre o seu zíper e deixe agir por 10 minutos. Depois enxágue com água morna para limpar e seque bem.
  • Se você já gosta de produtos prontos, pode encontrar com facilidade um chamado Semorim. Ele é vendido em qualquer supermercado e limpa com perfeição a oxidação do seu zíper.

Lembre-se sempre que independente de qualquer solução aplicada sobre o zíper oxidado, a limpeza regular é mais que indispensável para ter sempre uma peça bonita e sem defeitos.



Deixe um Comentário