Como remover manchas de maquilhagem

Remover manchas de maquilhagem de tecido pode ser bastante complicado a menos que você esteja a par de uns simples truques. Não se esqueça que para diferentes tipos de maquilhagem serão necessários diferentes tipos de soluções e o sucesso das mesmas depende de saber qual a solução correta para o tipo de mancha que você tiver em mente.

Material necessário para remover manchas de maquilhagem:

 

  • Colher de Plástico
  • Soluções de limpeza:
  •               Para Remover Batom: Álcool (isopropílico) na mancha.
  •               Para Remover rímel ou Eyeliner: Detergente de loiça líquido com um ou dois copos de água.
  •               Para Remover Base Líquida: Peróxido de Hidrogénio (água oxigenada) a 3%.
  •               Para remover Base em Pó, Blush, Sombra (ou seja toda a maquilhagem em pós): Detergente de roupa suave líquido sem lixívia.
  • Escova de Dentes ou Escova Pequena.
  • Toalhas de Papel Brancas.

Como remover as manchas de maquilhagem:

  1. Remova todo o excesso ou parte endurecida da maquilhagem com uma colher de plástico, tenha cuidado para não friccionar a mancha contra o tecido porque isto poderá fazer com que a mancha se fixe nas fibras do tecido.
  2. Se a mancha for fresca seque com uma toalha de papel, usando um movimento de elevação, até que não apareça mais da mancha no papel.
  3. Ponha algumas gotas da solução de limpeza diretamente no local afetado ( não se esquece de SEMPRE fazer um teste num local pequeno e de pouca visibilidade para ter a certeza que o mesmo não danifica as fibras ou cor da roupa, especialmente usando o álcool ou a água oxigenada, tenha a certeza que eles não provocam nenhuma descoloração ou danificam o tecido). Se você estiver usando detergente de loiça líquido ou detergente de roupa, adicione um ou dois copos de água.
  4. Usando o polegar e o indicador, passe a solução na mancha.
  5. Com a escova de dentes ou a escova pequena, esfregue na mancha com movimentos circulares nos dois lados do tecido.
  6. Lave o tecido como usual, seguindo sempre as indicações na etiqueta.
  7. Você pode querer secar a roupa para ter a certeza que aquando seca a mancha não fique percetível.

Se você secar a roupa no secador e a mancha de maquilhagem não tiver desaparecido será impossível de remover já que se firmará com o calor.

Conselhos e dicas adicionais para remover manchas de maquilhagem:

  • Antes de seguir qualquer destes métodos leia a etiqueta do seu tecido e veja os métodos de lavagem do seu tecido.
  • Se a mancha de maquilhagem estiver num tecido mais delicado com seda ou lã, considere levá-lo a um profissional.
  • Remover uma mancha recente é sempre mais fácil do que remover uma que já tenha secado. Consequentemente quanto mais cedo se começar o processo de remoção mais fácil será.
  • O rímel, eyeliner e alguns batons e bases) são à base de óleo. Se a mancha for deste tipo de produto e não se remover usando as técnicas acima citadas, experimente borrifar a mancha com WD-40, esfregue no tecido e em seguida lave como usual. E como sempre não se esqueça de testar o produto num local pequeno e de pouca visibilidade para ter a certeza que o mesmo não danifica as fibras ou cor da roupa.
  • Como alternativa ao WD-40 você pode tratar a mancha com o fluído de um isqueiro (tendo o cuidado de não o fazer perto de chamas ou qualquer outra fonte de calor). Simplesmente esfregue um pouco de fluido de isqueiro na manche e lave normalmente. CUIDADO: O fluído de isqueiro é considerado uma substância perigosa e pode causa danos no tecido se não manuseado corretamente.
  • A remoção de manchas é um processo repetitivo se a mancha não desaparecer à primeira tente novamente, mas se a mancha não sair após o tratamento não ponha o tecido na secadora porque vai secar a mancha e dificultar mais a remoção.

 
Se conheçe mais tipos de manchas com maquilhagem, ou se sabe mais algumas técnicas eficazes para remover manchas de maquilhagem na roupa, por favor partilhe com a nossa comunidade.



One Response

  1. maria lisete Reply

Deixe um Comentário