Como remover manchas de camurça

Para quem não sabe, a camurça é um tipo de couro cujas fibras são polidas para terem o aspeto de veludo.

Uma das dicas para limpar camurça é esfregar, utilizando um pano limpo embebido em aveia moída, com movimentos circulares e depois remover o pó com uma escova própria.

Mas mesmo a camurça pode ser uma dor de cabeça quando ganha manchas, pelo que há que saber como remover manchas de camurça.

Dicas de limpeza

  • Nos casos de manchas secas, deverá passar gentilmente um pano macio e limpo para remover o excesso da superfície. Em seguida, passe a escova própria e se a mancha não sair, esfregue com cuidado com uma borracha e só depois com a escova. Se vir que nem o truque da borracha removeu a mancha, então tente passar com uma lixa das unhas, mas com cuidado, e então com a escova. O uso da escova vai restaurar a camurça e deixar as fibras da peça mais macias.
  • No caso de necessitar de remover manchas de camurça causadas pela água, deve humedecer toda a parte externa da peça em primeiro lugar. Depois, passe uma escova molhada pela peça. Apesar da água poder desbotar uma peça de camurça, se usada do modo correto, ela poderá remover as manchas que ela própria causou.
  • Considere uma remoção de manchas em sapatos. Assim, retire o excesso de água com um pano seco e coloque papel amassado no interior para que a forma original não se perca. Deixe secar de um dia para o outro. Lembre-se de deixar o calçado num local bem ventilado para que a água evapore completamente. Depois de seco, passe uma escova de modo suave pela camurça, o que vai ajudar a fazer com que o material volte à sua forma original.
  • Para remover manchas de camurça de gordura ou de uma origem desconhecida, use uma escova das unhas e passe na mancha com água morna.
  • Por outro lado, se os sapatos, estiverem sujos e com manchas de lama, deixe-os secar de forma natural. Com o uso de uma escova, retire a terra sem empurrar a sujidade contra o material e deixe o calçado a secar num lugar em que bata a luz solar diretamente. Uma vez que a lama tiver endurecido, já poderá tirar a maior sujidade com as próprias mãos e a restante com uma escova.
  • Não se preocupe se se deparar com manchas de pastilha elástica ou de vela derretida. Coloque o calçado no congelador, dentro de um saco de plástico hermeticamente fechado, para que os alimentos não fiquem contaminados. Deixe-os por algumas horas, até que a pastilha endureça e possa ser retiradas aos bocados. Finalize com uma escova.
  • Mesmo as manchas de sangue são um tipo de manchas possíveis de remover da camurça. Use bolas de algodão humedecidas com água oxigenada. Pressione o algodão sobre a mancha, até que o sangue comece a sair da camurça.

Muito basicamente, o ideal no que toca a remover manchas de camurça é retirá-las antes que sequem, e só depois (e eventualmente) usar uma lixa.



2 Comentários

  1. Gislene de cassia Vieira Loureiro Reply

Deixe um Comentário