Como tirar manchas da roupa, tudo o que você precisa de saber para não estragar a sua roupa

Vamos apresentar 3 dicas rápidas para tirar manchas na roupa numa situação de emergência, e uma série de soluções para os 12 principais tipos de manchas que podem cair sobre a roupa.

Dicas rápidas para limpar manchas inesperadas

Existem medidas que você pode tomar para manter a sua roupa livre de manchas.

O tempo que demora até tentar tirar a mancha da roupa é geralmente essencial quando se trata de manchas de alimentos.

Caneta para tirar manchas

Ter uma caneta de tirar manchas, é uma boa ideia. Estas canetas são do tamanho de um marcador, o que as torna fácil de armazenar numa gaveta, na sua bolsa, porta-luvas ou secretária.

A caneta de tirar manchas não vai tirar qualquer tipo de mancha mas é um bom início para a remoção da mancha. Cada mancha diferente precisa de um tratamento diferente.

caneta limpa mancha

Tira manchas de Emergência caseiro

Está a jantar fora e manchou a sua roupa? Não entre em pânico. Utilize água carbonada. Pode ser utilizada diretamente da garrafa, aplique sobre a mancha com um pano limpo e húmido.

Se estiver a jantar em casa, pode criar um tira manchas simples, mas poderoso, junte sumo de limão com creme de tártaro. Lave a peça de roupa da forma habitual, verá que a mancha desaparece.

Como tirar os principais tipos de manchas da roupa

Vai aprender a tirar vários tipos de manchas da roupa.
Confira como tirar as 12 principais manchas da sua roupa:

  • Manchas de grama (relva)
  • Manchas de sangue
  • Manchas de Colarinho em camisas
  • Manchas de batom
  • Manchas de gordura
  • Manchas de óleo
  • Manchas de tinta de caneta
  • Manchas de Vinho tinto
  • Manchas de café ou chá
  • Manchas de molhos à base de tomate
  • Manchas de comida de bebé
  • Manchas de Chocolate

Como tirar manchas de grama (relva) na roupa

mancha grama

As manchas de grama não são tão invencíveis como parecem.

As manchas de grama, na roupa, podem ser removidas com uma escova de dentes velha e pasta de dentes branca, certifique-se que usa uma variedade de pasta e não um gel.

Esprema uma pequena quantidade de pasta de dentes sobre a mancha, mergulhe a escova em água limpa e utilize-a para esfregar a mancha.

Repita o processo, para tratar todas as manchas de grama.

Lave a área afetada e de seguida lave a peça de roupa como de costume.

Como tirar manchas de sangue da roupa

mancha sangue

Para remover manchas de sangue da roupa, use peróxido de hidrogênio 3% (água oxisnada, o tipo que encontra na seção de primeiros socorros, da loja.

Mergulhe a mancha no peróxido, utilize um objeto que a ajude a soltar e a raspar o sangue, lave a mancha com mais peróxido de hidrogênio.

Na maioria dos casos, terá melhor sorte com a remoção de manchas, especialmente manchas de sangue, se você as tratar de imediato, antes das manchas secarem.

Outro método para a remoção de sangue, da roupa, é molhar a área manchada com água, polvilhar com sal de mesa, esfregar uma metade da mancha contra a outra para que o sal possa soltar a mancha, de seguida lave a peça de roupa da forma habitual.

Como tirar manchas no colarinho de camisas

Você não precisa de um tira manchas ou pré-lavagem especial para tirar uma mancha de colarinho.

Quer seja em camisas de trabalho ou camisas de domingo, a coloração em torno do colar pode ser facilmente tirada com shampoo. Basta deitar um pouco de shampoo, qualquer shampoo mesmo shampoo barato, no colarinho e esfregar o colarinho de modo a que o shampoo ‘entre’ bem, deve enxaguar abundantemente. De seguida, lave a camisa como de costume.

Como tirar manchas de batom na roupa

mancha baton

Para remover o batom de tecidos escuros, pegue num pedaço de pão branco e remova a
crosta.

Pegue no centro macio e esfregue suavemente sobre a mancha até que o miolo do pão remova todo o batom.

Limpe as migalhas com uma escova de cerdas macia e limpa.

Como tirar manchas de gordura da roupa

Provavelmente já deu conta que as manchas de gordura são muito difíceis de tirar da roupa.

Experimente esta dica para tirar as manchas de gordura.

Polvilhe a mancha com amido de milho.

Permita que o amido de milho absorva a gordura durante alguns minutos, de seguida, escove-a.

A mancha de gordura será eliminada.

Como tirar manchas de óleo da roupa

As fronhas, das almofadas, por vezes ficam manchadas pelo suor e óleos naturais do corpo. Às vezes, a simples lavagem, na máquina de lavar, pode tirar a mancha, mas isto nem sempre resulta.

As manchas oleosas nas fronhas podem ser removidas com shampoo comum (da mesma forma que remove óleo do seu cabelo). É muito fácil. Basta deitar um pouco sobre as áreas manchadas, esfregar bem, depois deve enxaguar e lavar as fronhas como de costume.

Como tirar manchas de tinta de caneta da roupa

manchas caneta

Manchou uma peça de roupa com tinta de caneta? Tente embeber a marca de tinta com álcool e limpar com um pano limpo, branco.

Outra dica, antiga, para a remoção de manchas de tinta em roupas e outros tecidos é, molhar uma esponja com leite e esfregar a mancha de tinta até que ela desapareça.

Como tirar manchas de vinho tinto da roupa

Se manchar a sua roupa com vinho tinto, tente a imersão da área manchada em água, de seguida, faça uma bolsa no tecido, onde está a mancha de vinho e despeje creme de tártaro na área embolsada.

Amarre as pontas da bolsa e deixe a peça de roupa de molho. Após a imersão, mergulhe a peça em água quente, várias vezes, e depois lave como de costume.

Se a mancha de vinho tinto for fresca, absorva o derramamento de vinho de imediato, polvilhando-o com bicarbonato de sódio. Logo que possível, estique o tecido manchado sobre um alguidar grande e despeje água fervente ‘através da mancha’.

Da mesma forma, pode usar sal sobre o derramamento de vinho tinto e deixá-lo absorver a mancha. Depois, mergulhe a área manchada com água fria e lave a peça de roupa como de costume.

Como tirar manchas de Café ou Chá

mancha café

Estas manchas não parecem más no início, mas depois de se entranharem no tecido as manchas de café e chá podem ser irritantes e persistentes.

Lave as manchas de café, frescas, com água quente. Se atuar sobre a mancha com a rapidez suficiente, isto é a maneira mais rápida e eficaz de tirar a mancha de café ou chá da maioria dos tecidos com cores tolerantes ao calor e que não larguem tinta.

Se a mancha for mais antiga, mergulhe-a em detergente da loiça ou trate-a com um anti manchas comercial.

Se a mancha é antiga e estiver entranhada, tente usar bórax. Bórax é um agente oxidante que, às vezes, pode quebrar as ligações que mantêm as manchas antigas, no tecido. Misture 2 colheres de sopa de bórax com uma xícara de água e despeje sobre a mancha. Deixe atuar durante 10 minutos e enxague. Lave a peça de roupa da forma habitual.

Como tirar manchas de molhos à base de tomate da roupa

Nunca use água quente para retirar manchas à base de tomate. Se os seus primeiros esforços não conseguirem tirar a mancha, não coloque a peça de roupa manchada e molhada no secador de roupa. O calor faz com que as manchas de tomate entranhem de forma permanente.

Qualquer molho à base de tomate pode ser tratado da mesma maneira. Experimente estes passos:

Mergulhe a mancha em água fria à qual adicionou 2 colheres de sopa de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente da loiça. O tempo de imersão é importante, mantenha a mancha na mistura durante pelo menos meia hora. Esfregue a mancha para ajudar a liberar qualquer descoloração persistente. Enxague.

Se a mancha persistir, embora num tom mais leve, repita o processo. Enquanto não aplicar calor, tem uma boa chance de conseguir tirar a mancha, com um esforço continuado.

Como tirar manchas de comida de bebé da roupa

manchas comida de bébe

A comida de bebé vem num número de variedades, mas existem algumas sugestões básicas sobre como tirar estas manchas de superfícies macias.

Raspe o máximo da mancha possível. Terá melhor sorte em tirar a mancha se a tratar antes que ela seque.

Utilize um anti mancha comercial, numa fase inicial, de acordo com as instruções do fabricante. Se a mancha estiver seca, isto pode exigir a imersão da peça de roupa durante algumas horas. Após a imersão lave a peça de roupa conforme faria normalmente mas não a coloque na máquina de secar. O calor pode entranhar qualquer resíduo de mancha de forma permanente. Seque ao ar. Repita o processo conforme necessário.

Se a mancha não sair, tente limpá-la com um produto de limpeza à base de álcool. Por vezes o desinfetante para as mãos, à base de álcool funciona para retirar estas manchas.

Como tirar manchas de Chocolate da roupa

mancha chocolate

Na verdade, as manchas de chocolate reagem muito como as manchas à base de tomate, o calor pode fazer com que fiquem na roupa de forma permanente. Contando que não tenha lavado as manchas de chocolate em água quente, uma destas dicas deve funcionar:

Para evitar que o chocolate sature as fibras do tecido, vire a peça de roupa do avesso e trabalhe da parte de trás. Dessa forma estará a empurrar o chocolate ao invés de o fazer entranhar ainda mais no tecido. Coloque a mancha (lado direito do tecido) para baixo sobre várias camadas de toalha de papel.

Misture uma colher de chá de detergente da loiça, meia colher de chá de amônia e uma xícara de água fria.

Pressione a mancha com a mistura de amônia usando um pano macio e que não solte fiapos. Não esfregue. O objetivo é transferir o chocolate para o papel.

Se não conseguir tirar a mancha com amônia, trate-a com uma solução de peróxido de hidrogênio 3 %. Basta deitar o peróxido sobre a mancha e deixar descansar durante alguns minutos. Após a aplicação, lave a área completamente.

Nota: O peróxido de hidrogênio pode remover a tintura de alguns tecidos escuros, deve testar no tecido antes de utilizar.

Se gostou deste guia para tirar as principais manchas da sua roupa subscreva a nossa newsletter e receba grátis o e-book.

E se achou estas dicas úteis por favor partilhe este mini guia com os seus amigos nas redes sociais ou envie por e-mail a URL desta página.

Faça um comentário a este guia, diga se ele foi útil ou se ele não foi útil para que possamos melhorar os nossos artigos.

Há e se já testou algumas destas soluções para tirar as manchas da roupa diga-nos nos comentários o seu resultado.



One Response

  1. Francisco Fialho Reply

Deixe um Comentário