Como tirar manchas de água oxigenada

Já pensou nos benefícios que a água oxigenada traz? 90% das pessoas não sabem pois não é divulgado, por ser um produto de fácil acesso e que não dá lucro por ser muito barato.

Uso da água oxigenada

A água oxigenada foi criada numa altura em que ainda não existiam antibióticos e havia, durante a Segunda Guerra Mundial, a necessidade de se prevenir infeções que, caso contrário, levariam à amputação de membros dos soldados.

Uma das muitas utilizações que a água oxigenada tem e não é, de todo, comummente sabido, é o branquear dos dentes: basta colocar uma colher de sobremesa de água oxigenada vol.10 na boca, bochechar e cuspir.

Água oxigenada como desinfectante

Há quem diga que este típico produto que temos em casa é também um ótimo desinfestante de superfícies, melhor que qualquer outro produto, especialmente para as casas-de-banho e cozinhas. Pois adiantamos que é falso! A água oxigenada só está ativa onde houver a enzima catalase, que está presente no sangue, nos fluidos orgânicos e também libertada por certos microorganismos. É na presença desta enzima que ocorre a libertação do oxigénio ativo e a destruição dos germes. Ora, numa superfície pode não haver um número suficiente de microorganismos para produzir a catalase e activar o oxigénio ativo. Por isto é que a água oxigenada se torna inútil nestas situações.

água oxigenada

Mas existem variadas outras utilizações para a água oxigenada. Ela elimina os fungos dos pés que causam o mau cheiro, sendo também um produto que alivia o nariz quando se está constipado, com gripe ou sinusite: basta misturar a água oxigenada com agua pura em partes iguais, colocar no nariz, deixar uns minutos e depois assoar.

Como tirar manchas de água oxigenada

Quando se trata da manutenção da nossa pele, também aqui encontramos uma boa utilização para a água oxigenada que vai ajudar a manter a pele saudável: usar no banho (é também boa para tratar micoses). Ainda poderá usar para clarear as manchas no rosto. Para tal, durante a noite passe com pequenos toques na mancha que pretende tratar. Por fim, a água oxigenada pode, também, ser muito útil para tirar manchas de vinho ou de sangue da roupa. Basta deixar pingar umas gotas em cima da mancha e depois lavar normalmente, mas convém proceder com água fria de preferência.

Mas, e se, por acaso for a própria água oxigenada a fazer mancha e a provocar daquelas incómodas nódoas de roupa? Pois não há que recear e após ler esta dicas, saberá exactamente como tirar manchas de água oxigenada!

Tem aquela blusa branca que tanto gosta, manchada com chá? E disseram-lhe para passar com água oxigenada, mas o resultado foi o piorar da situação? Não tema: No detergente da roupa (OMO), com duas colheres de sobremesa de álcool e água. Nunca coloque é cloro ou derivados nem lixívia, pois nesses casos a mancha só irá piorar! Outra opção que tem é, com a ajuda de uma escova de dentes, passar bastante vinagre branco de álcool no local e deixar agir, sendo que o ideal é mesmo deixar a zona manchada mergulhada no vinagre. Depois deverá colocar a peça de molho em água, amoníaco e sabão em pó.



8 Comentários

  1. Claudineia Boaventura Reply
  2. carla Reply

Deixe um Comentário