Como tirar manchas de casaco de couro

Quando se vir obrigado a embarcar numa missão de limpeza de manchas, saiba que é da máxima importância não se esquecer do tecido que tem pela frente nem do tipo de origem da mancha, pois disso vai depender o seu sucesso.

No caso de ter pela frente uma peça de couro, pelo que necessita de saber como tirar manchas de casaco de couro, a primeira coisa a saber é que neste caso não deverá usar produtos domésticos para este tipo de limpeza.

Se o seu caso for o de ter deixado cair gordura num tipo de couro capaz de absorver a humidade, saiba que não vai ser possível remover a mancha apenas por limpar, pois ela já terá sido absorvida pelo próprio couro. O que importa saber, acima de tudo e mais importante, é que deverá evitar, em qualquer caso, qualquer produto de limpeza que venha prometer a remoção de manchas de couro, pois isso não será verdade, nem por sombras. Saiba é que você vai precisar de produtos desengordurantes específicos para couro para que consiga ter sucesso com este tipo de material.

Por outro lado, se se vir a mãos com uma situação em que tem de tirar manchas de casaco de couro, mas de couro pigmentado, então saiba, também, que um limpador de couro à base de água deverá resolver o seu problema, pois irá remover todos os resíduos da superfície.

A verdade é que o uso de um bom produto fluoroquímico para couros, seja de que tipo for, vai ajudar a que este tipo de problemas sejam mais facilmente resolvidos nos tempos vindouros, pois vai inibir a absorção de gorduras e de sujidade.

casaco-couroAssim, no caso de pretender saber como tirar manchas de casaco de couro de forma caseira, tem duas opções, A e B. Saiba que vai precisar de dois panos (que sejam, de preferência, de uma cor similar à do casaco manchado), um borrifador para a sugestão B e o ingrediente mais essencial de todos, a paciência.

Para a primeira sugestão de limpeza, vai precisar de meia chávena de chá de água salgada (3/8 da chávena de água destilada e 1/8 de sal marinho puro), de meia colher de chá de farinha de trigo e de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Basta misturar todos estes ingredientes numa tigela de vidro até formar uma pasta branca.

Para o caso de ir optar pela sugestão B, saiba que vai precisar de sabonete líquido suave e de água destilada.

De qualquer forma, o importante é que experimente qualquer das soluções antes de ir tirar as manchas do casaco de couro.

Para a primeira sugestão, comece por mergulhar um pano na mistura pastosa e passe o pano no sítio da mancha.

No caso da sugestão B, molhe o pano no sabonete líquido e passe o pano o sítio da mancha. Depois, molhe o couro com a água destilada. De seguida, use os seus dedos para esfregar a área de teste até formar um pouco de espuma. A seguir, borrife água destilada no couro e seque com um pano limpo, permitindo que o casaco fique a secar por completo e, se por algum motivo a mancha continuar, poderá repetir esta operação sem qualquer problema.



Deixe um Comentário