Como tirar manchas de sangue, tudo o que necessita saber

Vamos apresentar-lhe várias formas de tirar manchas de sangue. Sejam manchas de sangue frescas ou secas, irá encontrar uma solução para o seu problema.

Por serem muito comuns, as manchas de sangue têm muitas formas de tratamento, assim como vários produtos que se podem utilizar para as remover.

Vamos abordar os principais produtos e métodos para remover as manchas de sangue em várias superfícies e tecidos.

Dicas rápidas para tirar manchas de sangue

  • Quanto mais cedo tratar a mancha de sangue, melhor a probabilidade de a conseguir tirar.
  • O líquido Dr. Bronner Castela funciona muito bem para tirar manchas de sangue. Também pode usar sabão de Murphy, sabão verdadeiro, não deve usar detergente à base de petróleo (como o líquido de lavar louça.)
  • Para tirar manchas de sangue difíceis de tecidos duráveis, sature a área manchada com limpador de carpetes antes de colocar na máquina de lavar. Depois lave com detergente e água fria. Isto deve tirar a mancha de sangue mais difícil. Quanto mais rápido utilizar este método, melhor (antes de secar). No entanto, se não conseguir aplicar o limpador de carpete de imediato, pode usar água fria para humedecer a mancha de sangue.
  • Para além da água oxigenada e do sabão também pode usar água gasificada. Mergulhe a mancha de sangue na água gasificada durante 30 minutos. Se a mancha persistir, será amarelo claro. Pode então tratar a mancha amarela com tira manchas comercial.
  • O Peróxido de hidrogénio (água oxigenada) funciona em qualquer material excepto nas camas.
  • Para superfícies duras, não porosas, é mais eficiente saturar a mancha de sangue com uma mistura de lixívia (água sanitária no Brasil) a 10% e depois enxugar. Isto irá desinfetar e limpar ao mesmo tempo.

manchas sangue

Água Fria Vs. Água Quente

As manchas de sangue são muito comuns, por esta razão poderá obter conselhos conflituantes sobre como as tirar. No entanto recomenda-se não usar água quente para tirar uma mancha de sangue porque pode fazer com que a mancha fique entranhada.

Algumas fontes recomendam mergulhar o tecido num litro de água fria com duas colheres de sopa de sal de mesa ou amônia.

Outras fontes recomendam que as manchas de sangue (teimosas) devem ser mergulhadas num litro de água morna com meia colher de chá de detergente da louça e uma colher de sopa de amoníaco.

Aqui a diferença pode estar no tempo que a mancha permanece no tecido antes que você a tente tirar. Obviamente que vai querer lavar e tirar a mancha logo que possível, esponje com um pano limpo embebido numa solução de água e sal e enxague com água fria antes que a mancha se entranhe. (Quanto mais tempo a mancha estiver mergulhada na água fria, melhor.)

Como é que posso tirar manchas de sangue?

Amaciante de carne, provavelmente porque quebra as proteínas daí também é eficaz para tirar manchas de sangue. Faça uma pasta de amaciante de carne com água fria, aplique a pasta à mancha e deixe atuar durante 15 minutos antes de enxaguar.

A água oxigenada, amônia e sabão enzima também é recomendada para tirar manchas de sangue.

Alguns guias sobre como tirar manchas de sangue combinam todos estes ingredientes, a partir da água fria, tratamento com água oxigenada, lavar na máquina de lavar e a utilização de detergente à base de enzimas.

Certifique-se, porém, de testar os tecidos antes de aplicar a água oxigenada (este é um produto seguro para todas as fibras, mas age como lixivia).

manchas sangue

como remover sangue fresco

  1. A maneira mais fácil de tirar sangue fresco, de roupa, é lavar a roupa em água fria. Isto funciona bem se o fizer de imediato. Se a mancha estiver num tapete, colchão, ou móveis pesados que não possam ser encharcados com água fria, use um pano limpo ou esponja para tirar a mancha. Não use água quente, isso pode causar que o sangue se entranhe no tecido.
  2. Pode utilizar água oxigenada para tirar manchas de sangue. Isto só funciona com sangue fresco.
    Antes de utilizar a água oxigenada, tenha em atenção o tipo de tecido, a água oxigenada funciona como lixivia (água sanitária no Brasil) e pode causar manchas em alguns tecidos.
    Use a água oxigenada com cuidado teste no item manchado antes de utilizar.
    A água oxigenada pode ser utilizada de forma segura e eficaz para remover manchas de sangue em superfícies porosas como o concreto.

    • Despeje água oxigenada sobre a mancha. Deve diluir com 50% de água se estiver a tratar tecidos delicados. Tome cuidado para não deixar que a espuma se espalhe para fora da superfície da mancha original.
    • Deve substituir a água oxigenada várias vezes, à medida que a ação química diminui e a espuma se torna estável.
    • Limpe a espuma com um pano e despeje mais um pouco de água oxigenada até eliminar a mancha ou até que ela fique muito clara.
    • Lave o item com água fria e sabão ou detergente, como de costume.
    • Também pode colocar a peça de roupa de molho em água oxigenada. Deixe repousar durante 15 a 20 minutos. Retire da água oxigenada e lave em água fria.
  3. Para tecidos delicados pode utilizar uma pasta de água e sal. Quanto mais rápido tentar tirar a mancha com a pasta de água e sal, menos tempo tem de se entranhar nas fibras. O método da pasta de água e sal é uma ótima maneira de limpar manchas de sangue de itens que não podem ser colocados na máquina de lavar, como colchões.Lave a mancha com muita água fria. Se tiver acesso a água corrente, coloque a mancha sob a torneira e deixe a água fria correr sobre ela. Desta forma irá lavar muito sangue. Se a mancha for numa carpete ou numa peça de mobiliário pesado, misture um pouco de gelo e água numa bacia ou balde e esponje a área manchada com um pano ou uma esponja.Esfregue a peça manchada sob a água, se possível, para liberar o que resta da mancha. Se conseguir limpar a mancha de sangue dentro de 10 a 15 minutos de ter acontecido, poderá ser capaz de a lavar por completo. No entanto, se ainda vê sinais de sangue, limpe com um pouco de sal.Misture um pouco de água com sal para criar uma pasta. Deve cobrir e esfregar a mancha de sangue com a pasta de sal. A abrasividade dos grânulos de sal e as suas propriedades de desidratação irão soltar a mancha de sangue que resta, e tirá-la das fibras.Depois de tirar a mancha de sangue ou não conseguir lavar melhor, coloque a peça afetada no ciclo normal de lavagem, com detergente.

    Se o item manchado não poder ser colocado na máquina de lavar, lave com água fria até tirar todo o sangue e o sal.

  4. Tente utilizar amônia para manchas difíceis. Misture 1 colher de sopa de amônia com 1/2 xícara de água fria e despeje sobre as manchas mais difíceis. Quando a mancha desaparecer, lave com água fria. Evite o uso de amônia em linho, seda ou lã.

mancha sangue

Limpar manchas de sangue seco

As manchas de sangue são realmente difíceis de tirar depois de secas. Tirá-las antes que o item seja lavado e seco é a melhor opção, mas existem maneiras de tirar sangue seco de vestuário e também de roupas de cama. Estes métodos incrivelmente simples e fáceis não necessitam de tira manchas especiais.

  1. Pode utilizar creme dental em roupas e lençóis. Este método funciona melhor em tecidos que podem ser lavados na máquina de lavar, ou completamente, à mão.
    Se usar este método em carpetes, tapetes ou móveis, corre o risco do cheiro do creme dental entranhar, permanentemente, no tecido.• Aplique o creme dental na área manchada de sangue.• Deixe o creme dental secar.• Lave o creme dental com água fria.• Lave a área manchada com sabão e enxague abundantemente com água fria. Repita se for necessário.
  2. Tente usar amaciante de carne em tecidos resistentes. Tanto o sangue como a carne são material orgânico que pode ser decomposto pela ação de enzimas: protéases, celuloses e lípase. Os amaciantes de carne comerciais sem especiarias, podem ser eficazes quando aplicados liberalmente em manchas de sangue seco. Normalmente o pó ou cápsulas para a máquina de lavar louça também contêm estas enzimas.• Este método é adequado para limpar tecido resistente como a ganga, mas não é bom para tecidos delicados. Evite enzimas em linho, seda ou lã. Estes produtos quebram as proteínas e podem danificar o tecido de seda, linho e lã que são feitos de proteínas.• Molhe a mancha e polvilhe 1 colher de sopa do produto enzima sobre a mancha molhada.• Deixe repousar durante um dia. De tempo a tempo massaje a pasta na mancha.• Lave a roupa, como faria normalmente.

Tirar manchas sangue de superfícies específicas

manchas sangue

Tirar manchas de sangue de pisos de madeira

Os pisos de madeira costumam ter acabamentos de cera, uretano, e poliuretano que protege o piso da humidade, desgaste e da maioria das manchas. Na maioria dos casos, o sangue pode ser limpo com um pano e água ou um produto de limpeza comum.

Tirar manchas de sangue de lençóis de cetim

O cetim é um tecido delicado e deve ser tratado com cuidado. A utilização de agentes de remoção suaves como o sal e a água fria, muitas vezes, tiram o sangue. Este método funciona melhor se o sangue ainda estiver fresco.

Tirar manchas de sangue do concreto

O concreto é poroso por isso o sangue tende a se aprofundar, tornando-o mais difícil de remover. O tratamento especial como o método químico é a maneira mais eficaz para tirar as manchas de sangue do concreto.



No Responses

Deixe um Comentário