Como tirar manchas de tapetes

Um dos elementos decorativos das nossas casas é um sacrificado no que respeita a limpeza, pois é pisado constantemente pelos nossos sapatos, sujeitam-se a derrames de líquidos  comida, vestígios dos animais, entre outros transtornos que os tapetes enfrentam no dia-a-dia.

Remover Manchas de Tapetes causadas em Festas

manchas em tapetes causadas em festa

Há o clássico problema das festas dadas em casa: um tapete acaba sempre por sair estragado da brincadeira, pois não é tratado logo na hora em que a mancha foi criada. Se a macha for líquida, convém usar de imediato um papel absorvente e limpar com água e sabão. Pode não limpar totalmente  mas não deixe que o produto derramado seque, pois no momento da lavagem pode já ser impossível retirar a mancha.

Se for o caso de derrame de um produto sólido, a ideia é raspar cuidadosamente esse produto, evitando esfregar, pois isso iria espalhar ainda mais o produto pelo tapete. Para estas manchas sólidas há um produto muito eficaz na sua remoção: o creme de barbear. Portanto, se passar um pouco do creme e lavar de seguida com água quente, muito provavelmente vai eliminar a sujidade por completo. Mas tudo depende daquilo que foi derramado sobre o tapete. Em seguida, vamos apresentar várias formas de remoção de manchas mais habituais.

Remover Manchas de algo Doce de Tapetes

Se a sua macha foi causada por algum doce ou açúcar, o truque é esfregar com um pano molhado envolvido em álcool. Uma fez inflamável, o álcool vai actuar com a sacarose, removendo-a de imediato.

Remover Manchas de Líquidos em Tapetes

No caso de manchas causadas por líquidos como o vinho ou cerveja, deve ser limpo de imediato o local da mancha com água quente e sabão e de seguida lavado e escovado. Esta é uma das manchas mais típicas nos tapetes, principalmente em ocasiões de festas, em que nem sempre se controlam todos os estragos provocados pelos convidados.

Remover Manchas de Chocolate de Tapetes

remover mancha chocolate tapete

E quantas vezes não teve uma criança em casa que lhe manchou o tapete com chocolate? E o vizinho que deixou cair o café? Nestes casos, para ambos, deve passar um pano molhado em água quente e esfregar até sair. A macha não é das mais complicadas, daí só necessitar de água para a sua remoção, mas se não for tratada a tempo, pode ser uma complicação após ter seco.

Remover Manchas de Verniz

Por último, temos um exemplo de mancha que habitualmente são as donas do tapete a provocar: as manchas de verniz. O verniz é dos compostos mais difíceis de remover, seja num tapete ou noutro sítio qualquer. O recomendado é usar um pano molhado em acetona, pois não adianta usar água. Após remover o verniz com acetona, coloque um pouco de póe de talco, que só deve ser removido depois de algumas horas.

Há manchas e manchas. Há manchas que foram esquecidas e essas são as mais difíceis de serem removidas. Por vezes, nem com uma lavagem na lavandaria resulta e o melhor é tentar recorrer a receitas caseiras, como a receita de duas colheres de sopa de detergente, três de vinagre e um litro de água quente. Deve ser esfregada e limpa até estar totalmente removida.

Seja persistente com as nódoas, não as deixe vencer.



Deixe um Comentário