Como limpar tapetes, guia completo

O tapete é um acessório de decoração encontrado em casas e apartamentos de todos os estilos, por isso é importante limpar tapetes de forma correta e regular. Os tapetes podem ser colocados em todos os ambientes de uma casa, mas em geral ele é utilizado na decoração da sala de estar ou para dividir ambientes em apenas um cômodo.

Os tapetes estão disponíveis no mercado com estampas diversas e também em cores lisas, os tamanhos também são variados. Esses objetos muito usados na decoração acumulam muita poeira e por estarem sempre no chão eles acabam se sujando rapidamente.

Manter uma casa limpa é essencial para a saúde da família e estética da residência e os tapetes precisam ser higienizados, principalmente por causa da poeira que pode causar muitas alergias.

Como limpar tapetes corretamente

A limpeza de forma correta dos tapetes é muito importante para garantir beleza e durabilidade para esses acessórios. A higienização dos tapetes também é essencial para a saúde e bem estar das pessoas da família e equilíbrio do ambiente.

A limpeza dos tapetes deve ser realizada com produtos que não agridam a estrutura desses acessórios que dão muita beleza a todos os tipos de decoração.

Como limpar tapetes de pelo alto

Os tapetes de pelo alto dão textura e relevo à decoração. Para limpar tapetes de pelo alto, use com cuidado o aspirador de pó em sua superfície.

Em seguida prepare uma mistura de detergente neutro e água e umedeça todo o tapete. Com uma escova macia, escove o tapete com cuidado, sempre no sentido do pelo, isso também removerá as sujeiras mais difíceis.

Finalize a limpeza dos resíduos com um pano molhado com água limpa e coloque o tapete para secar em um ambiente arejado. Faça essa limpeza uma vez ao mês, ou de acordo com as suas necessidades. Para deixar o tapete mais macio, adicione amaciante de roupas à mistura de água e detergente.

Como limpar tapetes a seco

Limpar tapetes a seco é uma forma de economizar tempo e tornar a rotina da casa mais fácil. Para limpar um tapete a seco, faça o seguinte:

jogue sobre o tapete bicarbonato de sódio ou amido de milho. Espere alguns minutos e passe o aspirador de pó sobre o acessório com muito cuidado.

Essa limpeza irá remover diferentes manchas e resíduos encontrados no tapete.

Como tirar manchas de tapetes

As manchas estão presentes em todas as coisas, por isso, é muito importante aprender a removê-las de forma eficaz e com cuidado para não danificar o objeto.

Para tirar manchas de tapetes a melhor opção é usar uma mistura de vinagre e água em partes iguais. Molhe a mancha do tapete com essa solução, esfregue a região delicadamente com uma esponja macia e finalize retirando os resíduos com um pano seco e limpo.

Como tirar odores desagradáveis dos tapetes

Com o tempo o tapete acumula odores indesejáveis como de fumaça, gordura, cigarro, alimentos diversos, poeira e muito mais. Para se livrar dos odores desagradáveis dos tapetes, basta limpá-los com bicarbonato de sódio aromatizado. Jogue o bicarbonato sobre o tapete, espere o produto agir por meia hora e passe o aspirador de pó sobre a superfície do acessório.

Com essa limpeza, o tapete ficará perfumado e bem limpo, tornando o ambiente ainda mais agradável e aconchegante para as pessoas da família e visitas.

Dicas para limpar tapetes

Use produtos caseiros para limpar tapetes, porque eles não agridem como os produtos industrializados. Alguns ingredientes caseiros que limpam realmente os tapetes são:

  • vinagre,
  • detergente líquido,
  • sabão e
  • bicarbonato de sódio.

Vinagre

Como já foi dito, o vinagre é um dos ingredientes caseiros mais utilizados para limpar tapetes, pois, além desse produto remover todas as sujeiras dos tapetes, ele dá brilho e maciez aos acessórios de decoração.

 

Detergente líquido

Detergente misturado com água é uma solução poderosa para limpar tapetes e remover manchas. Faça a mistura com 1 litro de água e ¼ de xícara de detergente líquido.

Sempre que puder, faça uma lavagem a seco em seu tapete, porque ela é mais rápida, pratica e deixa o tapete limpinho.

Quando for lavar o tapete na máquina de lavar, use uma proteção. Antes de colocar seu tapete na máquina veja se o modelo pode ser lavado dessa forma e os mais delicados devem ser lavados na máquina com uma proteção, por isso, coloque o objeto de decoração dentro de uma fronha ou saco de algodão. Isso protegerá seu tapete dos atritos que ocorrem dentro da máquina de lavar e evitará que seu tapete se danifique.

A fronha ou saco de algodão também deve ser usado quando for passar o aspirador de pó em tapetes confeccionados com materiais delicados. Ponha sobre o tapete a fronha ou o saco de algodão e passe o aspirador sobre ele.

O amaciante de roupas deve fazer parte de todas as misturas utilizadas para limpar tapetes muito peludos, pois esse produto deixará os acessórios perfumados, macios e brilhantes.

Portanto, se quer deixar seu tapete limpo e livre de poeira, siga as dicas acima e limpe esse acessório responsável por dar originalidade e beleza a todos os estilos de decoração.

Como podemos ver limpar tapetes não é difícil e qualquer pessoa pode realizar essa atividade.



Deixe um Comentário