Limpeza a seco

Para quem não sabe, a limpeza a seco é uma das formas mais eficazes e usadas para remover nódoas de gorduras de qualquer roupa, sem as deformar, alterar a textura ou cor do tecido. Normalmente, as roupas que são limpar a seco têm na sua etiqueta a menção ‘’ apenas limpeza a seco’’.

Lavagem a Seco

Estas roupas que têm na etiqueta ‘’lavagem a seco’’ são feitas de tecidos que não podem ser lavados dentro de uma máquina de lavar roupa com água e detergente. Geralmente as roupas que contêm esta etiqueta são feitas com tecidos como o nylon  seda e lã. Estes materiais ao ir à maquina podem encolher, desbotar ou perder a forma. Para evitar a destruição de qualquer roupa, você deve começar a utilizar outro meio de limpeza para estes materiais, chamado de lavagem a seco.

Limpeza a seco

Como se faz uma limpeza a seco

Antes que tudo, ela não é assim tão seca. A grande diferença da lavagem a seco em relação à lavagem normal é que, em vez de água, as roupas são lavadas com um solvente químico, que continua a ser um líquido, este solvente normalmente é o percloroetileno e é muito bom para remover manchas nos materiais ditos anteriormente, mas também existem algumas desvantagens. O solvente usado, pode deixá-lo doente se a exposição ao produto for constante, no entanto, isto afeta mais os trabalhadores que operam as máquinas de lavagem a seco, para além disso, muitos dizem que o solvente é muito irritante para os olhos, o nariz e a garganta.

Limpeza a seco

No entanto, este tipo de limpeza é feito em lavandarias, quando você deixa as suas roupas nesta para lavagem a seco, os trabalhadores seguem sempre um padrão de limpeza a seco. A sua roupa passa pelas seguintes fases:

Colocar etiquetas a inspecionar – cada lavandaria tem os seus métodos, algumas usam pequenas etiquetas de papel, outros pequenos rótulos que se colocam na gola da camisa e são utilizados para identificar as roupas. Estas também são examinadas para garantir que não existem rasgos, botões em falta, etc., para garantir que o cliente não culpe a lavandaria se algum acidente acontecer.

  • Pré-tratamento – o funcionário da lavandaria procura pelas manchas que se encontram nas roupas e trata delas para que a lavagem seja mais fácil e completa.
  • Lavagem a seco – as roupas são colocadas na máquina e lavadas com um solvente.
  • Pós-remoção das manchas – as manchas que continuam na roupa são removidas.
  • Acabamento – passar a ferro, dobrar, embalar, aplicar vapor para amaciar as roupas, remodelagem da roupa através da secagem rápida, remoção das manchas com ar ou a vácuo e aplicação de pressão ás roupas.

Atualmente já algumas lavandarias usam produtor seguros para o meio ambiente, este hábito tem vindo a crescer nos últimos anos, resultante das regulamentações governamentais e da preocupação dos clientes com os problemas ambientais. Uma empresa de renome internacional desenvolveu um sistema de limpeza que é baseado em tecnologia com CO2 (dióxido de carbono), que é uma alternativa segura para o meio ambiente.



Deixe um Comentário