Limpeza calçada portuguesa

A calçada portuguesa é um tipo de piso mais comument eutilizado na pavimentação de exteriores, de passeios e espaços públicos em geral, resultando do calcetamento com pedras de formato irregular, por norma de calcário e basalto.
Na grande maioria dos casos, as pedras são utilizadas para formar padrões decorativos através do uso de variadas cores, sendo que as mais tradicionalmente usadas são o preto e branco.

Curiosamente, a calçada portuguesa é um tipo de revestimento de piso que tem vindo a ser cada vez mais utilizado a nível interior em instalações comerciais e mesmo em residências, fornecendo um brilho natural inequívoco e muito próprio.

Tendo em conta que se trata de pedras naturais, há cuidados que têm de ser respeitados na limpeza e manutenção da calçada portuguesa, sendo que o mais próximo comparável é a limpeza e manutenção de uma pedra mármore.

Em primeiro lugar, deveremos preocuparmo-nos com possíveis manchas na calçada portuguesa. Assim, qualquer substância que caia e que possa danificar a superfície deverá ser de imediato limpa. Com um pano humedecido deverá bastar,mas poderá usar um detergente neutro diluído em água se vir que é necessário.

Limpeza calçada portuguesa

O cimento é algo que se deve mesmo evitar derramar sobre um piso em calçada portuguesa. Caso não seja possível impedi-lo, é imperativo que remova o cimento antes de secar, para o que irá precisar de uma esponja húmida.

Mas, caso o que tenha sido derramado seja algo com produtos químicos ou decapantes, experimente limpar em primeiro lugar numa pequena ponta da superfície da pedra manchada.
Se a zona a limpar se tratar de uma superfície vertical, deverá ser suficiente passar com um pano macio e humedecido num produto antiestático.

Se, por outro lado, a zona for tipicamente um pavimento, que implica uma limpeza frequente e com detergentes neutros, utilize a habitual esfregona com o tal produto antiestático que utilizou na parede. Consoante o tipo de piso, é sempre recomendável uma passagem periódica com cera própria de modo a que fique criada uma película protetora regeneradora de superfícies.

Seja qual fôr o caso, nunca se esqueça que está a lidar com uma pedra natural.
Caso se veja a braços com a necessidade de usar um decapante para limpar pavimento em pedra de calçada portuguesa deverá, posteriormente, polir o piso com uma máquina apropriada.
– Quando a situação o exigir, pensamos que na maioria dos casos será possível limpar as manchas com o decapante mais adequado e, posteriormente, polir a pedra com máquina apropriada.
Enfim, em regra, a limpeza da calçada portuguesa deverá ser feita com água e sabão, sendo que muitas vezes a melhor opção é mesmo o contratar uma empresa especializada em limpezas mais profundas, por exemplo, com ácido muriático, conhecido também como clorídrico e significa que pertence a salmoura ou sal.
Seja qual a necessidade, o tratamento deste tipo de piso irá possibilitar uma manutenção mais económica, pois depois de tratado, os poros destas pedras “fecham-se”, dificultando a incorporação de poeiras e sujidade.
Há quem já tenha experimentado limpar a calçada portuguesa com jato de água, mas isso poderá retirar a protecção da pedra, danificando o cimento nas juntas.
Mas diz quem já experimentou que, a título caseiro, o que mais irá resultar é mesmo usando sal, sal grosso. Basta espalhar o sal pela calçada portuguesa e esperar que tudo seque.



One Response

  1. Cristiano Reply

Deixe um Comentário