Limpeza da Base do Ferro de Engomar

Não apenas as donas de casa, como toda e qualquer pessoa que tenha de passar a ferro com certeza já se questionou sobre a melhor maneira de proceder a uma boa manutenção do seu ferro de engomar, como limpá-lo.

Formas de limpeza do ferro de engomar

Saiba, desde já, que existem duas formas de limpeza do ferro de engomar, a frio e a quente. Com o ferro frio, passe um desengordurante e deixe atuar por alguns minutos e então poderá limpar com um pano seco. A segunda, com o ferro quente, passe com uma vela acesa (parafina) no fundo e esfregue o ferro com um esfregão Bravo, mas com cuidado, e poderá repetir quantas vezes forem necessárias.

Mas saiba que tem outras opções para limpar e proceder à boa manutenção do seu ferro de engomar. Poderá limpar a base com álcool ou petróleo.

Limpeza da Base do Ferro de Engomar a Frio

Uma das melhores opções é com o ferro frio, em que deverá limpar a a base e a superfície do ferro com um pano humedecido em água e detergente neutro. Seque-o bem com um pano macio. Em seguida poderá passar um pouco de cera incolor para automóveis, enxugando de imediato com um pano seco. Verá que ficará como novo.

Uma nota importante a reter é que nunca deverá usar produtos abrasivos no seu ferro como palha de aço ou esponjas pois poderão riscar a base do ferro, danificando-o.

Limpeza da Base do Ferro de Engomar

Se lhe acontecer que, depois de passar a ferro roupa sintética, ele ficar sujo, saiba como deverá proceder: Como ferro ainda quente passe um pouco de parafina (a vela acesa e deixar verter) por baixo. De seguida, passe com um pano de algodão exercendo alguma pressão para que fique limpo. Se vir que necessita de repetir, faça-o.

Produtos para Limpeza da Base do Ferro de Engomar

A limpeza da base do ferro deverá ser feita apenas quando começar a notar que tem alguma sujidade. Algumas empresas (marcas), recomendam, mesmo, o uso de água, vinagre branco e uma esponja macia: misture meio copo de água com meio copo de vinagre branco. Passe pela superfície do ferro de engomar ainda um pouco quente, mas lembre-se de utilizar o lado macio da esponja. Finalmente, passe um pano húmido várias vezes de modo a que a mistura fique removida na totalidade. Caso não queira usar o vinagre branco, pode substituir por um detergente neutro. O único senão é que terá mais trabalho para remover os resíduos de ferro.

Com as receitas “caseiras”, pode-se colocar a questão de que como muita gente faz de uma certa forma é porque resulta, mas não é porque muita gente faz ou diz que faz que vai fazer com que resulte. Teremos de ser nós próprios a verificar qual a opção que mais funciona connosco.

Limpar Base do Ferro de Engomar

Lembre-se que nunca se deve tentar desobstruir as saídas de vapor com objetos pontiagudos e que também é completamente errado colocar produtos de limpeza ou de qualquer natureza no interior do ferro.

Efectuar a auto-limpeza do Ferro de Engomar

No final, para garantir que o seu ferro a vapor tenha uma devida manutenção, o ideal é, pelo menos mensalmente, executar o procedimento de auto-limpeza descrito no manual de instruções do seu ferro de engomar.



One Response

  1. wanderley abreu Reply

Deixe um Comentário