Limpeza de Academia

Uma academia ou um ginásio são centros de fitness onde nós nos deslocamos para nos sentirmos bem através do exercício físico. As máquinas e salas de aulas são locais utilizados por variadíssimas pessoas ao longo dos sete dias da semana, da manhã, à tarde e até ao início da noite.

 Tantas utilizações implicam que estes espaços, fechados, estejam com uma apresentação nada menos que impecável.

Limpeza de Academia

Uma limpeza deve proporcionar as condições que permitam ao utilizador ter confiança. Enfim, uma limpeza em forma. Um ginásio deverá sempre assegurar uma limpeza altamente fiável na higiene dos seus espaços.

Mas um centro de fitness alberga diferentes tipos de cenários, desde o ginásio aos balneários, mas importa que em qualquer local do centro se encontre a devida aplicabilidade dos sistemas de higienização exigidos por lei, aplicando e cumprindo todas as regras na esfera de gestão da ASAE.

Limpeza de Academia

Limpeza de Ginásio / Piscina

 Caso se trate de um ginásio com piscina, deverá verificar se a água é tratada devidamente pois os ginásios têm à sua disposição diversos tipos de tratamento físico da água, seja com filtros, aspiração ou escovas de piscina. Se lhe apetecer um mero mergulho de relaxe, tenha apenas atenção se está feito o controle de pH e Cloro, pois caso essas análises não tenham sido efectuadas pelo pessoal da Manutenção do ginásio, então a água poderá não estar devidamente tratada e microorganismos sem estarem eliminados.

Mas se o seu caso é mesmo o exercício físico em casa, para quem tem aparelhos e acessórios de ginástica também deverá pensar na sua manutenção e limpeza.

De acordo com variados instrutores, o mais importante é manter o local limpo e retirar o suor dos aparelhos sempre que os utilizar para evitar que os aparelhos enferrujem.

Produtos de Limpeza de Aparelhos de Ginástica

Existem variados tipos de produtos que poderão ser utlizados – e são – na correta limpeza dos aparelhos de ginástica.

A melhor opção será, mesmo, usar produtos que tenham agentes oxidantes de atuação clareadora. Por exemplo, a melhor maneira para retirar o suor é mesmo misturar uma porção do agente por cada dez porções de água e colocar a mistura num borrifador e limpar o aparelho com um pano.

Por outro lado, para as áreas do aparelho que entram em contacto direto com a pele, o melhor mesmo é utilizar álcool 70%.

Limpeza dos tipos de pisos da Academia

Sabia que existem diferentes tipos de pisos possíveis? Se for um piso em borracha, a água não deve ser utilizada; apenas limpar o chão uma vez por semana com a mistura já mencionada e passar com um pano. Este é o tipo de piso mais utilizado nos ginásios e quando esta reveste equipamentos, o intuito é mesmo proporcionar uma superfície mais suave ao manuseamento dos próprios equipamentos.

Sabia que pisos molhados ou húmidos são muito alvo das bactérias e vírus que poderão causar graves problemas de saúde? Os pisos deverão ser limpos com uma solução própria para aniquilar uma grande variedade de bactérias, pelo que deverá estar sempre de luvas e não esquecer de, mesmo assim, lavar as mãos quando tiver terminado.

Limpeza de Balneários

Por fim, uma área de extrema importância é a dos balneários, onde os germes podem ser mais persistentes devido aos pisos e paredes de chuveiro.



Deixe um Comentário