Limpeza de Aquecimento Central

Para quem ainda não reparou, os radiadores para aquecimento central são um autêntico foco de pó. Como deverá limpar o seu aquecedor central?

Como fazer Limpeza de Aquecimento Central

Até poderá ser bastante simples. E diferentes e variadas alturas do ano deverá lavar o radiador com água e detergente e, regularmente, deverá ser necessária uma limpeza das “costelas” para remover a poeira. Poderá lavá-los com sumo de limão. Embebede uma gaze dupla no sumo e limpe. Posteriormente deverá lavar com um pano e água morna. Atrás do radiador, por estar junto à parede, acabam por se criar manchas escuras, inestéticas e feias. Deverá usar um pano seco com bicarbonato de sódio. Verá o resultado. Poderá, sempre, prevenir o surgir das manchas escuras. Para tal, deverá evitar a humidade.

Além disto, os chamados “respiradouros” deverão ser abertos (em cima) e a água (em baixo). Abra um de cada vez e, quando a pressão estiver em baixo, abra a torneira para repor a água, deixando o manípulo algum tempo aberto paa que a água circule. Repita o procedimento para o radiador e, no final, verifique se estão todos bem fechados, repondo a pressão aconselhada.

Verá que irá sair ainda um bomm bocado de água, mas com um balde ou uma garrafa de 1,5 litros conseguirá conter o jorro.

Limpar e Retirar água do Circuito do Aquecimento Central

De facto, esta é a única maneira de limpar e retirar água do circuito, que nunca vai sair por completo, a não ser que se tire todos os radiadores e se injectar ar de cima existe um bujão que, com uma chave de fendas, ajuda a rodar o parafuso para a água / pressão saírem. Outros poderão ter os bujões na parte de baixo do radiador.

Note que deverá estar muito atento ao furo que está nesse respiradouro que abre, pois será para ali que deverá orientar o recipiente / garrafa, se não irá molhar por completo o que estiver por cima do radiador.

Equipamentos de aquecedores centrais

Em alguns equipamentos de aquecedores centrais, do lado da torneira, mas em baixo, também existe uma rosca que poderá servir para regular o caudal do radiador. O que poderá fazer é desenroscar por completo os dois do lado oposto à torneira e depois deixar sair a água, meter a caldeira a jorrar água nova para que o sistema se limpe e, poderá então, fechar os respiradouros. Caso tenha saído apenas ar e não água, o motivo deverá ser a pressão estar demasiado baixa.

Colocar água no sistema com o purgador

Poderá colocar água no sistema com o purgador (evita a reliquifação do cloro na linha de gás) aberto a água e verá que esta irá acabar por sair pelo próprio purgador.

Enfim, o que deverá ser tomado em conta, acima de tudo, para diminuir riscos de acidents com o equipamento, é essencial que anualmente um técnico observe o seu sistema, sendo claro que também deverá estar presente na própria hora de instalação.

A utilidade da presença de um técnico é que ele irá avaliar qual o melhor modelo e tamanho ideais para o imóvel e, também, quantas pessoas irão residir, de modo a saber que pontos de aquecimento serão necessários.



Deixe um Comentário