Limpeza de Ar Condicionado

O que acontece muitas vezes com quem tem ar condicionado é que as pessoas acabam por não fazer uma correta manutenção do aparelho. Uma manutenção em condições inclui limpar o filtro de ar, pelo menos a cada dois meses. Pelo contrário, as casas que utilizem o ar condicionado, por exemplo, quase todos os dias, devem se alvo de limpeza quinzenal. A Limpeza de Ar Condicionado é uma das manutenção mais importantes a fazer devido aos custos casos haja avarias.

Filtro sujo no Ar Condicionado

O problema de termos e utilizarmos um filtro sujo é a proliferação de fungos e bactérias nas paredes dos tubos do aparelho, o que pode espalhar doenças pelo ar e mesmo agravar problemas de saúde pré-existentes, entre outras reações alérgicas.

Para, então, proceder à limpeza do filtro, basta retirá-lo do ar condicionado e lavá-lo em água corrente. Deixe secar bem e só então poderá voltar a colocá-lo no aparelho. Obviamente que após algumas lavagens, é só trocar o filtro antigo por um novo.

Limpeza de Ar Condicionado

Por outro lado, para limpar as partes internas do ar condicionado, o melhor a fazer é, de facto, entrar em contacto com um técnico competente para que o aparelho seja limpo devidamente, uma vez por ano.

Também existem sistemas de ar condicionado de mais fácil manutenção, por exemplo com um pano seco, mas se a unidade interna estiver mesmo suja, poderá utilizar um pano humedecido com água. Não será necessário utilizar qualquer produto químico. Existem equipamentos em que o painel frontal pode mesmo ser removido para limpar. Depois de limpar, seque com um pano macio para evitar riscos e danos.

Lembre-se que consoante os modelos, também os filtros podem ser diferentes ou mesmo nem existir. Se o seu ar condicionado tem filtros, retire-os antes de lavar, especialmente de forem filtros de nylon, pois não devem ser lavados com água, mas im limpos com aspirador. Existem certos tipos de filtros que necessitam de ser mudados com amior frequência, a cada quarto meses, como os de carvão.

Limpar exterior do Ar Condicionado

No que respeita à parte externa, também o condensador deverá ser limpo com um aspirador. Abra o condensador e retire as peças sujas para que o processo de limpeza seja facilitado. No que respeita a produtos químicos, poderá aplicar detergente ou algmu spray indicado para o efeito. Mas como já foi referido, para uma boa, correta e eficaz limpeza, deverá mesmo contactar um técnico.

Como limpar climatizador

Se tem, por outro lado, um climatizador, os cuidados serão um pouco mais simples: basta limpar o reservatório de água uma vez por mês. Para tal, retire a tampa do dreno localizado dentro do reservatório. A água irá sair pela parte inferior do produto, perto das rodas. Convém fazer esta operação junto a um ralo para escoar a água. Por outro lado, a limpeza do reservatório pode ser feita com água e sabão neutro. Já as armações podem ser limpas apenas com água corrente trimestralmente. Com uma manutenção deste tipo, as armações podem ser trocadas por novas de quatro em quatro anos de uso.

Tendo todos estes pequenos cuidados, não terá apenas possibilidade de manter a vida útil do seu ar condicionado ou climatizador como também estará a preservar a saúde do ar que todos da família respiram.



Deixe um Comentário