Limpeza de azulejos antigos

Por várias razões o azulejo é das superfícies mais simples e cómodas quando nos referimos a limpeza de pisos e paredes em casas de banho, cozinhas e/ou áreas de serviço.

No entanto, as limpezas podem ser complicadas por alguns aspetos, nomeadamente a presença de gorduras, restos de comida, poeiras e mofos nas juntas. Mas quando se fala de azulejos antigos a situação piora porque existe a tendência para degradação das juntas e deterioração da argamassa que as compõe fazendo com que existam pedaços quebrados ou soltos, transformando o restauro no primeiro passo a tomar.

Restauração das juntas dos azulejos

Fazer o restauro destas juntas exige cuidado, porém não é uma tarefa complicada.

Deve ter-se especial atenção na preparação da nova argamassa, contactando o fabricante, e na remoção da argamassa a ser substituída para que o azulejo não seja danificado pois, por vezes, os azulejos antigos são peças de arte de valor inestimável.

De seguida, assegurar que tem todos os materiais necessários para a tarefa e efetuar o seguinte processo:

  1. Com a chave de fendas, retirar as partes das juntas que estiverem soltas, degradadas ou danificadas. Se nunca tiver sido aplicada argamassa nas juntas, ignore este passo.
  2. De acordo com o fabricante prepare a mistura da argamassa.
  3. Utilizar uma escova humedecida para limpar a zona da parede ou piso a ser trabalhada e, com uma espátula, começar a preencher as juntas com a argamassa.
  4. Para remover o excesso de argamassa fazer movimentos circulares em toda a área com a ajuda de uma esponja húmida. Completar a limpeza passando uma estopa seca.
  5. Para salientar as juntas, utilizar um palito e fazer o friso das mesmas. Aguardar e posteriormente limpar a superfície com um pano limpo. Após dois dias (dependendo da argamassa), lave os azulejos.

Renovadas as juntas, os seus azulejos ganharam nova vida, mas agora falta a parte de limpeza em si..

Limpeza de azulejos antigos

Limpeza dos azulejos

Atualmente existem imensas boas soluções no mercado de produtos para limpeza de azulejos podendo você optar por um que já conheça, no entanto vamos referir um que poderá fazer facilmente em sua casa.

Ingredientes para a limpeza dos azulejos

  • V4 chávena de chá de bicarbonato de sódio;
  • 0,5 litros de amoníaco num litro de água;
  • chávena de chá de vinagre branco;

Misturar bem e aplicar nos azulejos ou pisos. Deixe atuar por algum tempo e, de seguida, lavar com água e sabão.

Limpeza de azulejos antigos

Existirem imensos produtos no mercado não significa que precise comprar algum deles pois muitos, além de caros, não retiram a sujidade das juntas e alguns atraem mesmo ainda mais. E o caso do sabão em pó aplicado à limpeza das juntas de azulejos.

Sugerimos o seguinte processo para esta finalidade:

  1. Esfregar o azulejo com líquido da louça.
  2. De seguida enxaguar, colocar lixívia nas juntas e deixar atuar por 10 minutos.
  3. Depois do produto atuar, basta esfregar.

Em casas-de-banho, faça isso logo após o banho quente, porque o vapor da água amolece a sujidade.



One Response

  1. Regina Lucirene Macecido de Oliveira Reply

Deixe um Comentário