Limpeza de caixa de água

Já todos vimos, ou pelo menos ouvimos falar dos reservatórios de água que existem em grande maioria das casas (vivendas) e quintas. A esses reservatórios podemos chamar de caixas de água.

Assim, uma caixa de água é uns espécie de tanque cujo objectivo é armazenar água para o consumo humano ou agrícola. O tamanho destas caixas de água varia consonate o uso que se faz e se necessita.

Limpeza de caixa de água

Assim, poderá escolher a caixa ou reservatório de água baseando-se na seguinte lista:

  • 1 a 4 pessoas – caixa com 500 litros de capacidade;
  • 5 ou 6 pessoas – caixa com 750 litros de capacidade;
  • 7 a 10 pessoas – caixa com 1000 litros de capacidade.

Claro que já se perguntou, também, como deverá ser feita a limpeza da sua caixa ou reservatório de água.

O que tem a fazer, em primeiro lugar é, no dia que precede a lavagem, fechar o registo de entrada da água ou amarrar a bóia de nível da caixa. Isto serve para que toda a água na caixa seja consumida até ao ponto que permaneça a quantidade de água que irá ser necessária para a limpeza da caixa e, assim, evitará desperdícios.

Limpeza de caixa de água

No dia da lavagem, comece por fechar a saída da água com um tampão ou pano, sendo que a caixa deverá ficar com cerca de um palmo de água. Lave as paredes e fundo da caixa ou reservatório com uma esponja ou escova. Agora sim, já poderá abrir a saída de água para que escorra. Fazendo-se acompanhar de um balde e pá de plástico, retira o excesso de água e resíduos.

Lixívia para limpar caixa de água

De seguida, deverá abrir o registo de entrada da água, permitindo que a caixa encha até metade e, depois, feche de novo o registo e saída de água da caixa. Adicione lixívia, consoante a capacidade da sua caixa ou reservatório:

  • Caixa com 500 litros – 10 colheres de sopa de lixívia;
  • Caixa com 750 litros – 15 colheres de sopa de lixívia;
  • Caixa com 1000 litros – 20 colheres de sopa de lixívia.

Agora deverá lavar, de novo, tanto as paredes como o fundo da caixa ou reservatório com uma esponja ou escova nova e limpa. Abra a saída de água da caixa bem como as torneiras da casa para que esta água da lavagem saia.

De seguida, deverá lavar a tampa da própria caixa com água corrente. Tire-a para lavar e depois coloque-a de novo no sítio.

Aproveite a limpeza da caixa ou reservatório de água para colocar um filtro no cano que se encontra no exterior do telhado (o local habitual), pois ajudará a evitar a entrada, junto com a tampa, de insetos na caixa de água.

Saiba que também tem a possibilidade de evitar o acumular de ar nos canos da própria casa, pelo que não se deverá esquecer de abrir as torneiras até que a água comece a sair.

Abra novamente o registo de água para que a sua caixa ou reservatório voltem a ficar cheios e prontos para fornecer água à casa.



One Response

Deixe um Comentário