Limpeza de Caleiras

Para quem ainda não sabe, as caleiras de uma casa são os canos que nos garantem a proteção contra humidades, desviando a água que cai dos telhados e dos beirais.

Limpeza de Caleiras

São canos criados em forma de canal aberto para que haja boa condução de fluidos para longe da casa. São também conhecidas por algerozes. Como a finalidade é o correto escoamento da água, deverá verificar com alguma regularidade se as caleiras da sua casa estão ou não entupidas.

Ponha um escadote no ponto mais fastado de um dos tubos de modo a que fiquem, pelo menos, três degraus acima do nível da caleira e assim ficar com um bom apoio para as mãos.

Limpeza de Caleiras

Despeje um balde de água na caleira com um movimento rápido para que tenha possibilidade de verificar o escoamento. Se a água não escorrer normalmente, acumulando-se deverá ser por um eventual descair da própria caleira. Se verificar que em algum ponto de união da caleira ocorrem pingos, deverá proceder à limpeza do mesmo. Caso a sua caleira seja metálica, poderá ser que o parafuso de fixação esteja enferrujado, pelo que o deverá remover e vedar de novo a caleira com vedante betuminoso e substituir, claro, o parafuso.

Limpeza de Caleiras de Plástico

Se, por outro lado, a caleira for de plástico, veja se a braçadeira de mola que segura as secções unidas está no devido lugar ou mesmo se está danificada. Se lhe parecer solta, separe as secções e remova a junta de neopreno. Caso não esteja com aparência esponjosa nem macia, então deverá ser substituída.

Se a água não escoar de todo, isto poderá dever-se a um entupimento de um tubo, pelo que ao invés de empurrar o que estiver a provocar esse entupimento, deverá antes, extraí-lo por cima com um arame dobrado em gancho. Em último caso, se o local do entupimento estiver fora do seu alcance, utilize uma bicha de canalizador que irá permitir-lhe fazer a extração pois a bicha irá penetrar na obstrução como um saca-rolhas.

Limpeza de Caleiras de Plástico

Para poder eliminar qualquer detrito que se tenha alojado na própria tubagem, auxilie-se de uma mangueira de jardim para a lavar e, depois de limpa, deverá instalar no bocal da tubagem uma rede de plástico ou de metal para prevenir futuros entupimentos.

Remover Ferrugem nas Caleiras

Se ainda se aperceber da existência de ferrugem na caleira e esta for metálica, proceda com a remoção da ferrugem solta e depois vede o buraco com massa de reparações. Alise antes que ela seque.  Esta massa (com base epoxídica) irá atuar como inibidor da ferrugem. Mas se a ferrugem já tiver danificado uma parte larga ou grande da caleira, só lhe restará mesmo substituí-la.

Se tiver de substituir a sua caleira metálica, substitua-a por uma plástica. Mas de notar que para retirar caleiras, serão necessárias duas pessoas devido ao próprio peso das secções.

Para soltar uma parte da caleira, tente primeiro desapertar as porcas que atravessam as secções da caleira. Se estas se encontrarem enferrujadas por completo, aplique óleo ou dissolvente de ferrugem. Se o caso for tão sério que isto não resulte, corte o perno com um serrote.



Deixe um Comentário