Limpeza de carpetes

Se lá em casa há sempre muita agitação, naturalmente as suas carpetes sofrem com isso. As crianças, os animais, as festas, os vizinhos…há uma série de factores que condicionam o estado das suas carpetes e se a limpeza das carpetes não for regular, a sujidade entranha-se e leva muito tempo a sair. Portanto, convém aspirar regularmente.

Se pelo contrário em sua casa não há muita agitação, então é provável que as carpetes não se sujem muito e não precisem de grandes limpezas. Mas então, e se de facto as suas carpetes se sujam imenso? Sempre que fizer as suas limpezas gerais, aproveite para dar um jeito na carpete. Por vezes o pó acumulado não se vê, mas ele existe e está lá. Se puder aspirar, melhor, senão, coloque-a cá fora e bata-a como se fazem aos tapetes dos carros.

Limpeza de Carpetes com Aspirador

O aspirador é o melhor instrumento de limpeza quando se trata de pó, pois é o mais eficiente na sua remoção. Esta é a primeira coisa que deve fazer quando se prepara para limpar a sua carpete. Passe mais vezes o aspirador em zonas onde a carpete está mais exposta à sujidade, geralmente são as pontas e as laterais.

limpeza de carpetes

Se for o caso de a carpete não precisar de ser lavada, pode apenas aplicar um produto que vai dar cheiro à carpete. Pode encontrar facilmente num supermercado.

Limpeza de Carpetes sujas com líquido

Quando se trata de uma limpeza mais a fundo, quando  a sua carpete for manchada por algum liquido, como vinho ou café, as coisas mudam de figura. Assim que isto aconteça, absorva de imediato o excesso de líquido na sua carpete, com um papel ou toalha. Não esfregue, pois isso só irá fazer com que a nódoa se espalhe pelas fibras da carpete e ficará maior. Quando tiver removido parte da mancha, pode então começar a limpar. Use uma toalha mergulhada em água quente e comece a esfregar sobre a área suja. Pode usar um pouco de detergente amoniacal ou sumo de limão.

Se a mancha for recente, este processo resulta na perfeição. Mas para as manchas mais antigas, use um pouco de vinagre. O seu ácido vai corromper com a sujidade. Ou então pode ainda usar creme de barbear.

Assim que a mancha tiver totalmente removida, absorva a humidade restante nas fibras com uma toalha ou papel absorvente. Se for necessário, vá trocando de papel.

limpeza de carpetes sujas com liquido

Se a mancha ainda assim não tiver saído, o mais certo é ter que levar a carpete a uma lavandaria para que lá se possa limpar a seco. Tente também algum produto de limpeza apropriado para sujidade em tapetes e carpetes. Por vezes, esses produtos podem acabar por danificar os seus bens, daí não serem assim tão recomendados pelos profissionais de limpeza. Mas se quiser mesmo apostar nisso, antes de usar o produto, experimente-o numa área escondida da carpete.

Prevenir a sujidade das Carpetes

Previna as suas carpetes, não as coloque tão expostas à sujidade ou perto de janelas que costumam estar abertas. Coloque sempre dois tapetes de entrada para evitar que o calçado traga sujidade agarrada. E acima de tudo: limpe regularmente as suas carpetes!



One Response

Deixe um Comentário