Limpeza de centro comercial

Os centros comerciais contêm áreas muito amplas e de passagem de milhares de pessoas diariamente.

Manter estes espaços e pisos limpos é um trabalho que poderá sair caro e ser demorado. Contudo, este processo faz parte de um orçamento de manutenção e que é obviamente tido em conta pela Administração.

Fique a conhecer mais algumas informações acerca de limpeza de centro comercial.

Problemas e soluções

As administrações das grandes superfícies deparam-se com alguns problemas frequentes de manutenção, como a variedade e tipos de pisos que um shoping contém, e que necessitam de diferentes cuidados. Uma manutenção e limpeza básicas podem mesmo exigir técnicas diferentes, consoante o piso a limpar.

De qualquer forma, a boa manutenção destes espaços públicos implica que estes precisam de estar nas melhores condições todas as manhãs, para a abertura das portas ao público.

limpeza

Existem dois tipos básicos de situações que poderão afetar o piso do centro comercial:

  • Custo – limpar e manter os pisos de grandes superfícies é dispendioso, mas com cuidados básicos e realizados com frequência, já é uma ajuda no sentido de reduzir eventuais danos que uma fraca manutenção possa causar. Ou seja, é sempre necessário que a administração tenha em conta a tomada de medidas preventivas, de modo a se precaver com maiores gastos futuros por falta delas;
  • Arrendatários das lojas – apesar de manterem a sua loja limpa e em bom estado, muitas vezes os “inquilinos” deparam-se com aumentos ou atualizações do valor de renda da loja devido apenas à necessidade específica de limpeza do chão da sua área comercial.

Assim, para que se encare com eficácia a questão da limpeza de um centro comercial, será necessário aplicar uma boa estratégia elaborada e estruturada para acompanhar soluções a longo prazo e não que apenas resolvam questões  imediatas. Para tal, será necessário incluir a questão de limpeza e manutenção dos pisos na própria política de gestão do centro comercial.

Esta política deverá visar a manutenção dos pisos e eventuais necessidades de reparação, ter em conta o prolongamento, tanto quanto possível, da vida do piso (para redução de uma necessidade de substituição), precaver problemas de qualidade, aparência e higiene e, por fim, deverá ter em conta o minimizar de problemas para as empresas que alugam os espaços de loja.

Em todo o caso, a melhor maneira de alcançar e evitar problemas de maior num centro comercial é mesmo a limpeza do chão das áreas comerciais e de restauração.

Nas áreas de restauração, a necessidade de limpeza implica procedimentos mais completos, pois na restauração são exigidos requisitos em maior profundidade. Os típicos métodos de limpeza convencionais não serão suficientes, pelo que se deverá recorrer a outros tipos de tecnologia.

Também a nível da manutenção, as áreas de restauração implicam um maior e mais profundo recondicionamento das superfícies, visto serem áreas muito mais utilizadas pelas pessoas, claro, para comer, e ninguém pretende comer num local com aspeto desgastado ou sujo.

Nestes casos, as empresas de limpeza deverão utilizar produtos de longa duração, que visem minimizar os danos das variadas superfícies e que, desta forma, lidem com o próprio desgaste destas. Optar por estes tratamentos trará benefícios, assegurando uma maior manutenção das superfícies e garantindo a sua maior durabilidade. Ao adoptar estas técnicas de limpeza de centro comercial, não existirá tanta necessidade de dispender grandes custos em substituições de materiais.



Deixe um Comentário