Limpeza de colchão

Depois de muito procurar, finalmente conseguiu escolher um colchão novo para a sua casa. Agora, o próximo passo é saber como pode prolongar a vida do seu novo colchão, mantendo-o cheiroso e saudável por mais tempo.

Pode descansar e ficar tranquilo. A limpeza de colchão não é nada do outro mundo. No entanto, é importante que conheça as técnicas mais simples e adequadas para o fazer de forma eficaz. Lembre-se que o colchão é um item que irá ser utilizado diariamente, durante vários anos da sua vida.

Há estudos que afirmam que passados dez anos de uso, cerca de 10% do peso total do colchão é formado por ácaros e poeiras, sendo por isso essencial saber como manter o seu colchão limpo e higiénico.

 

colchão-limpo

Manter o colchão limpo

Uma dica simples e eficaz é fazer uma limpeza suave e passar com aspirador, para preservar a espuma do colchão.

Deixar o seu colchão ao sol por algumas horas não é suficiente. Os cuidados a ter com o seu colchão devem ser realizados com alguma frequência para evitar problemas respiratórios.

Especialistas em limpezas afirmam que deverá aspirar o seu colchão, pelo menos, duas vezes por semana para ajudar a não acumular pó e ácaros que se formam na espuma.

Poderá usar-se vinagre. Basta usá-lo misturado com água, em partes iguais, embeber uma esponja e limpar.

Há quem seja apologista de que se deve deixar o plástico do fabricante no colchão para o proteger por mais tempo. Mas isto não passa de um mito pois isso irá impedir a ventilação do tecido.

Qualquer das opções que escolher, uma coisa é certa: use pouca água, uma vez que água em excesso poderá afetar a própria estrutura do colchão e deformar a espuma. Se, por acaso viu que já molhou demais, trate logo de passar com toalhas para absorver o máximo de água possível.

Remover manchas

Para tirar manchas de um colchão, o melhor remédio é mesmo utilizar um pano húmido e detergente neutro. Tenha também em atenção que em quartos húmidos é natural uma tendência na criação de mofo, pelo que o aparecimento de manchas pode ocorrer com maior frequência. Nestes casos pode ser necessário retirar o colchão do quarto.

Como desinfetante natural, o álcool é muito utilizado na limpeza de várias zonas de uma casa. Apesar disso, não é de todo recomendável que o use no seu colchão, pois irá reagir com a espuma, destruindo-a. Deverá também evitar a todo custo aplicar qualquer produto químico no seu colchão. Em alternativa, faça bom uso do velho sabão ou detergente neutro.

Aconselhamos o uso de uma escova de roupa, pois é ótima para facilitar a limpeza das zonas mais estreitas do colchão.

A exposição ao sol de colchões é sempre positiva e deve ser feita com alguma periodicidade. Ficar ao ar livre é uma das melhores opções para combates micróbios e fungos. Se reparar que o seu colchão fica amarelado depois de exposto ao sol, não se preocupe pois a sua estrutura em nada ficou afetada.

Para finalizar este tópico sobre limpeza de colchão, a prevenção é, sem dúvida, o melhor remédio. Tenha cuidado para que nada caia no colchão e use sempre capas protetoras impermeáveis.



Deixe um Comentário