Limpeza de cristais

Qualquer que seja o tipo de peça em cristal tem sempre entre mãos um objeto de extrema delicadeza. Mas, por ser um vidro, não deixa de ser necessário mantê-lo limpo, sejam lustres de cristal ou pedras cristais, por exemplo.

Confira, já abaixo, algumas dicas para a limpeza de cristais.

Dicas de limpeza

Para limpar o seu lustre de cristal siga estas dicas:

  • Primeiro deverá ligar uma fonte de luz alternativa, pois o lustre não vai pode estar ligado à corrente enquanto o estiver a limpar. Cubra as lâmpadas com sacos ou um elástico e não se esqueça de colocar um pano por baixo do mesmo.
  • Faça uma mistura de uma parte de álcool isopropílico ou lixívia, para três partes de água destilada e coloque a mistura num borrifador. Pulverize cada parte do lustre, evitando fios. Deixe secar ao ar.
  • Se o lustre estiver muito sujo, deve lavar à mão cada cristal ( individualmente) com a solução acima descrita.
  • Depois de seco o lustre, retire os sacos de plástico das lâmpadas e limpe-as, bem como aos restantes componentes, com um pano macio embebido em detergente. Deixe que seque durante a noite antes de voltar a ligá-lo.

 

cristais2

 

Limpeza de cristais

Se você for do tipo de pessoas que se interesssa por mineralogia, com certeza já deverá conhecer alguma técnica de limpeza. Aconselhamos os seguintes métodos:

  • Há quem purifique o cristal assim que o adquire, mas a purificação pode ser feita em qualquer altura para o refrescar, limpar ou libertá-lo de energias indesejáveis, recarregando-o.
  • Mas há exceções, como o quartzo do Nepal e do Tibet. Uma vez que têm origem nas montanhas dos Himalaias, quem os tem pretende manter essa energia antiga e sabedoria histórica. Embora em bruto possam não ser tão estéticos, são extremamente poderosos.
  • Alguns cristais mais suaves podem ser sensíveis à água quente, que poderá mesmo fraturar o mesmo. Se for esse o caso, poderá simplesmente enxaguar o cristal em água ou pode colocá-lo num recipiente de vidro cheio de água. Coloque ao sol, de preferência num local virado para Sul para que o seu cristal carregue as energias.
  • A Lua também pode ser uma boa amiga na limpeza e carregamento de energia do cristal. Há quem enterre o cristal na areia numa noite de Lua Cheia para que sejam aproveitadas as energias magnéticas da Lua com as da terra. Coloque o seu cristal a secar durante a noite.
  • Um método para os mais simplistas é esfregar o cristal com sávia, incenso ou erva doce.
  • Também pode limpar e carregar o seu cristal através de outros cristais. Um cristal pode ser colocado sobre um conjunto de cristais maiores, de grandes dimensões. Em particular o Citrine é um excelente purificador de outros cristais. É um dos poucos cristais que se auto-limpa, purificando também outros cristais. Outro exemplo é Kyanite, que é muito útil no alinhamento Chakra.


Deixe um Comentário