Limpeza de estofados

Todos os dias limpamos qualquer coisa da nossa casa. Ora são os vidros, ou o chão, ou colocamos a roupa a lavar, ou simplesmente lavamos a louça.

Limpeza de Estofados

E quanto aos seus estofados? Os estofados do sofá, da poltrona e do seu carro? Quando foi a última vez que os limpou? Pois, aí está. Nem sempre cuidamos bem dos locais que mais usamos no dia-a-dia. Todos os dias nos sentamos no banco do nosso carro, mas quando decidimos levar o carro à lavagem, apenas o lavamos por fora e sacudimos os tapetes. Nalguns casos, quando é preciso, limpamos por dentro, mas os estofados ficam esquecidos e com o tempo vão acumulando sujidade e a gordura libertada pelo corpo. O mesmo acontece com os nossos sofás, sejam eles de couro, vinil ou tecido.

Limpeza de Estofados

Proteja o estofado dos seus sofás

Evite comer em cima deles. Evite beber ou fumar. Evite que os seus animais subam para cima. Evite que as crianças risquem e rasguem. Por vezes é difícil conseguir controlar tudo o que se passa em casa, mas tente pelo menos ser o primeiro a tomar a atitude correcta. Se for o caso de ter estofados em couro, pode mesmo danificar o seu sofá para sempre. Se não cuidarmos deles, vai acontecer que no dia em que se lembrar, pode ser tarde de mais pois já não haverá solução.

Tipos de estufados

Se o seu for de tecido, o melhor que tem a fazer para o proteger é comprar uma capa para o cobrir. Isso vai impedir que o tecido do sofá ganhe resíduos que podem ser permanentes. Passe, sempre que lave, a película a ferro para lhe dar brilho.

Limpar os estofados de tecido

O método eficaz para retirar as manchas destes tecidos é utilizar um detergente ou sabão líquido, como detergente da louça. No caso de haver outro tipo de sujidade nos tecidos, como pêlo de animal, pode utilizar uma escova adesiva para retirar todos os pêlos deixados.

Limpar estufados em couro

Se quiser limpar os seus estufados de couro, a regra é simples: use sabão e não detergente. O único detergente que pode usar é o detergente da louça e atenção  não deve aplicar directamente o detergente, mas sim a usa espuma misturada em água quente. Assim que aplicar esta espuma, esfregue e limpe. Utilize também um abrilhantador próprio para dar brilho.

Limpar estufados em vinil

O método que falámos para limpar os seus estufados de couro, é o mesmo para limpar os estufados de vinil. Use também bicarbonato de sódio. O método para limpar é simples: adicionar um pouco de água e esfregar.

Seja prudente com os seus estufados, senão quando quiser actuar contra a sujidade entranhada, pode ser demasiado tarde para os salvar.



2 Comentários

Deixe um Comentário