Limpeza de janelas de alumínio

As janelas de uma casa, a par dos pisos, são o que consegue ganhar mais sujidade em menos espaço de tempo. Isto porque está em contacto directo com o exterior e muitas vezes sofre com o contacto com as mãos das pessoas.

As janelas de alumínio têm a particularidade de serem resistentes. A sua manutenção é relativamente simples e evita que a sujidae se instale e inclusive estrague as janelas.

Então, como evitar que isto aconteça e qual é o procedimento de limpeza deste tipo de janelas?

A limpeza das esquadrias, borrachas e escovas destas janelas deve ser feita a partir de esponjas ou panos e sabão neutro. A intensidade com que deve limpar e a regularidade de limpeza varia muito do local onde vive. Se a sua casa está localizada numa zona de indústrias, convém efectuar uma limpeza de 3 em 3 meses.

Dependendo do tipo de janelas que possui, as janelas de correr devem ser limpas nos seus trilhos, para que se evite a acumulação de pó. Esta acumulação pode transformar-se numa sujidade tão resistente, que na hora de limpar, pode já ser tarde de mais.

Tenha atenção ao tipo de produtos que usa na limpeza. O melhor é mesmo usar apenas sabão neutro. As esponjas devem ser macias e não rugosas ou de aço, pois o alumínio é um material sensível e se a sua limpeza não fro adequeada, pode ficar com danos irreparáveis. Cuidado com a utilização de ácidos, pois estes vão manchar o alumínio. Mesmo que a sujidade seja difícil de retirar apenas com sabão, insista na limpeza demorada. Quando estiver a remover a sujidade de locais mais difíceis, não use obejctos cortantes, pois irá riscar o alumínio. Use colonetes ou pincéis ou um objecto pontiagudo, com a ponta enrolada em algodão.

 

Não use productos que derivem de petróleo, pois irão manchar a longo prazo. Inicialmente, o alumínio pode parecer mais brilhante, mas logo se transforma. Para além disso, estes produtos podem fazer com que as borrachas e as esponjas da janela sequem. E por falar nestas borrachas e esponjas, não cometa o erro de as tirar, pois são elas quem garantem a vedação e protecção das janelas.

Agora deixo uma receita para limpar as janelas de alumínio. Use um copo de água, sabão em pedra, vinagre branco e uma colher de açúcar. Derreta o sabão primeiramente. Se o seu sabão foi líquido, não precisa de derreter nem aquecer. De seguida, misture o açúcar e o vinagre e adicione água. O resultado final será uma pasta que deve espalhar na janela e limpar.

Outra dica para limpar a janela de alumíno é utilizar uma mistura de óleo de cozinha e álcool. Adicione duas partes iguais e aplique para fazer a limpeza. Use um pano que não deixe pêlos. Um pano microfibras por exemplo.

 

As suas janelas tão cedo não precisarão de ser limpas. Se viver num meio rural ou urnano, só precisa de limpar quase de ano a ano.

 



4 Comentários

  1. Niuza Reply
  2. Eva Maria G.Cardoso Reply
  3. Daiane Lima Reply

Deixe um Comentário