Limpeza de móveis de madeira antigos

Os móveis de madeira antigos dão ao ambiente uma sensação acolhedora e confortável, além de um ar charmoso que convida a ficar. Porém, para manter esse ambiente, é necessário conservar os móveis e ir fazendo uma limpeza regular para que mantenham aquela aparência agradável pela qual os trouxemos para casa.

Limpeza de móveis de madeira antigos

E, para conservar e limpar móveis antigos, a forma de proceder irá depender do acabamento do móvel. Isto é, deve perceber ou tentar saber por um profissional se o móvel é pintado, encerado ou envernizado.

Mas, inicialmente, deve-se começar por tirar a poeira cuidadosamente com um pano seco ou espanador, para que o pó com o movimento do pano arranhe a madeira.

De seguida aplicamos uma abordagem de acordo com o acabamento do móvel.

Limpeza de móveis de madeira antigos pintados

É preciso que existam alguns cuidados porque alguns limpa-móveis e ceras podem alterar ou mesmo danificar a cor do móvel.

Tendo isto em conta, limpar de novo o móvel com um pano seco e passar o aspirador… Desta vez mais cuidadosamente. Ao limpar é natural que vá colocando o dedo, deixando marcas no móvel. Para evitar essas marcas, pode passar uma esponja húmida.

Para usar cera num móvel pintado, utilize só cera sólida e apenas uma vez por ano.

móveis de madeira antigos

Limpeza de móveis de madeira antigos envernizados

Em móveis envernizados é possível utilizar qualquer limpa-móveis disponível no mercado.

Este tipo de móveis, normalmente, tem acabamento em cera ou verniz. Deve aplicar cera sólida, pois dá mais durabilidade ao acabamento do que a cera líquida.

Use luvas de algodão para não marcar o móvel. Depois de aplicar a cera passe um pouco de amido de milho e deixe por uns minutos para que absorva a cera em excesso.

Limpeza de móveis de madeira antigos com cera

Requerem apenas a aplicação de limpa-móveis, mas cuidado… Nunca passe cera num móvel que já foi encerado, pois torna a madeira quebradiça.

Para tirar manchas de copos molhados, esfregue a área com um pano com pasta dentífrica. Cuidados com os móveis

O sol e a humidade não são amigos dos móveis

A água danifica os móveis de madeira, portanto durante a limpeza é muito importante evitar infiltrações. Por sua vez, se ficarem expostos ao sol, os móveis de madeira acabam por ficar queimados.

Use estes líquidos com cuidado e bom senso mas, se optar por estes líquidos, teste numa parte não visível do móvel antes de aplicar na totalidade. Não deixe também de se proteger e usar equipamento de proteção, como luvas é óculos.

Panos para Limpeza de móveis de madeira antigos

Atente também nos panos usados na limpeza doméstica, pois podem conter partículas que risquem o acabamento. É recomendável usar panos novos, se possível, de flanela. As flanelas são boas para este fim porque são mais macias.

Escovas de aço, bem como qualquer outra ferramenta pontiaguda ou que possa causar riscos no móvel, não devem ser utilizadas sob pena de danificar, irremediavelmente, o móvel.



3 Comentários

  1. wilmar francisco da silva Reply
  2. palmira baiao silva Reply
    • palmira baiao silva Reply

Deixe um Comentário