Limpeza de papel antigo

Papel ou livros, antigos ou não, são bens preciosos para a cultura de um ser humano mas, no entanto, são por si só objetos frágeis e necessitam de cuidados especiais de manutenção e, especialmente, limpeza.

Limpeza de Livros

Podendo ser bastante valorizados monetariamente (dependendo da sua antiguidade, origem e unicidade), um livro ou papel antigo sofre a deterioração causada por diversos agentes, tais como o pó, insetos, gordura, mofo, bolor e até objetos estranhos, como dinheiro (notas).

O intervalo ideal para fazer uma limpeza na nossa biblioteca é de 3 em 3 meses, evitando desta forma que os agentes causadores de dano para os nossos livros e documentos causem danos irreversíveis.

Para fazer esta limpeza devemos ter o seguinte material disponível:

  • Uma escova macia;
  • Pano de flanela;
  • Essência de alfazema;
  • Querosene;
  • Vinagre ou óleo de linhaça;
  • Lixa fina;

Com todos os materiais disponíveis, vamos meter mãos à obra sendo especialmente cuidadosos no manuseamento dos livros ou papel.

Limpeza de papel antigo

Limpeza de papel antigo

Primeiramente pegue no livro da estante e limpe o pó existente nele. Use a escova, que deve ser estreita, para passar pelo corte do livro mantendo-o bem fechado para que o pó não entre, nem as páginas se rasguem.

Deve ter atenção aos cortes neste processo

Se estiverem muito escuros, comparando com o papel, gordurosos ou com marcas de insetos pode fazer a limpeza com uma lixa fina em movimentos suaves ao longo do corte. Atente na capa e proteja-a da lixa colocando uma folha de papel entre a capa e o corte do livro.

Nota: 0 pó que é criado num livro ao longo do tempo é a principal causa da oxidação do papel e consequente enfraquecimento e amarelecer do papel.

De seguida, humedeça o pano de flanela com querosene e passe-o pelo livro. Isto evita a aproximação de insetos que podem danificar o papel.

Limpar livro com bolor ou mofo

Se o livro que está a limpar tiver bolor ou mofo deve separá-lo dos restantes para que não espalhe o fungo pelos restantes, mas caso não tenha (ainda) bolor ou mofo utilize um novo pano de flanela húmido em essência de alfazema e passe no corte, lombadas e capa. Caso a capa seja de couro use óleo de linhaça ou vinagre substituindo a essência de alfazema.

Nota: Em livros de capa dura é natural que seja acumulada sujidade na parte de dentro da capa. É necessário que também a remova.

As sugestões acima aplicam-se na biblioteca de sua casa e para a maioria dos livros e papel, mas caso tenha em sua posse um livro ou documento único consulte um especialista pois cada restauro ou conservação é única e depende muito do material usado na fabricação do papel e do estado de conservação que se encontra atualmente.

Limpeza e Conversação de Documentos

Levando a conservação de documentos um pouco mais além…

Ter estes documentos num ambiente climatizado controlado é a melhor forma de conservação, mantendo a temperatura entre os 18 e os 20 graus celsius e a humidade relativa entre os 55% e os 60%.

Os raios ultravioletas presentes na luz solar e na iluminação artificial causam também bastantes danos nestes documentos, contribuindo para a oxidação do papel. Diminua a exposição a estes agentes.



2 Comentários

  1. lidiane Reply

Deixe um Comentário