Limpeza de utensílios de Cozinha

Quando chega a hora de limpar a cozinha, temos sempre à nossa frente uma série de tarefas para as quais nem sempre temos paciência ou mesmo tempo para as efetuar e obter a melhor limpeza e higienização possíveis, com os resultados desejados.
Mas saiba que existem uns quantos truques que pode aplicar na limpeza da cozinha e de onde obterá grandes resultados, quer seja na limpeza de utensílios ou na remoçao de nódoas, manchas e odores.

limpeza de utensílios de cozinha

Para limpar os seus utensílios de madeira, como a tábua onde cortamos os legumes ou outros alimentos, a tarefa é muito fácil: esfregue meio limão por toda a superfície da tábua. Verá como os desagradáveis odores a cebola, alho ou mesmo de peixe, desaparecem.

Caso se depare com os copos já um pouco embaciados, não tema: mergulhe-os num alguidar com água fria e limão. Deixe-os durante breves minutos e depois de os lavar, irá ver como mudaram, tendo recuperado o seu brilho.

Limpeza de utensílios de Cozinha

Quem é que não tem frigideiras já enferrujadas? Bom, também aqui não terá uma ferrugem à sua altura. Basta levar as suas frigideiras ao lume com cascas de batata e deixe ferver em lume brando. De seguida, e para limpá-las,, coloque algumas gotas de vinagre e deixe ferver ligeiramente. Verá como a ferrugem desaparece.

Se, por outro lado, se deparar com fundos de panelas ou tachos queimados, a primeira coisa a fazer é colocá-los ao sol com o fundo virado para cima durante algum tempo. O que daqui resulta é que facilmente irá conseguir retirar o queimado muito facilmente. Mas se for numa altura de chuvas e sem sol, use, então, bicarbonato de sódio e um pouco de água. Deixe atuar cerca de duas horas e depois poderá lavar os tachos e panelas.

Um ralador de tempo é outra das coisas com que nos “ralamos” na hora de o limpar. Combata essa dificuldade com o pincelar o ralador com óleo antes de o utilizar e verá como depois a sua limpeza estará tão facilitada.

E aqueles odores que teimam em não sair quando faz a limpeza da cozinha? Dê-lhes uma lição, ou mesmo várias:

  • Cheiro a alho e cebola: para os tirar de uma faca, passe-a variadas vezes numa batata ou cenoura cruas, com cortes e depois é só lavar;
  • Cheiro a peixe: o segredo é muito simples, pois basta esfregar um limão nos utensílios que utilizou;
  • Cheiro a mofo nos talheres: mais fácil não podia ser, pois basta passá-los por borras de café.

Mas claro que também nos podemos deparar com outras situações como ferrugem. Um truque ideal é esfregar sumo de limão na parte do utensílio ou equipamento enferrujado, aplicando de seguida sal por cima dessa mesma zona. Deixe ficar por quinze minutos e depois lave com detergente e uma esponja rija.

Tal como com a ferrugem, a maioria das manchas nos utensílios de cozinha pode ser removida com o auxílio de sal e água.
Mas se se deparar com uma pastilha elástica, coloque cubos de gelo sobre ela até que fique realmente rija e depois bastará retirá-la de onde se colou.



2 Comentários

    • Remover Manchas Reply

Deixe um Comentário