Limpezas em Acrílicos


Hoje em dia, são cada vez mais comuns os objetos que encontramos feitos de acrílico. Temos, à nossa disposição, desde simples enfeites a mobília mais sofisticada.

Limpezas em Acrílicos

Mas também com este material devemos ter algum cuidado na sua limpeza e manutenção. Nunca deverão ser utilizadas esponjas que sejam abrasivas e muito menos palha-de-aço. O melhor será mesmo usar um pano limpo e macio, molhado em água limpa, com sabão ou, então, um detergente, desde que seja neutro. Depois de limpar, o objecto deverá ser enxaguado e o excesso de água retirado. Aqui, sim, deverá passar-se com um pano seco, macio e limpo e o melhor será mesmo deixar secar ao ar.

Limpezas em Acrílicos

Tirar riscos em Acrílicos

Com ou sem crianças, é normal que passado um tempo, os objectos e mobílias tenham pequenos riscos, fiquem encardidos ou mesmo aparecem manchas superficiais. Estas “marcas do tempo” poderão ser removidas aplicando os típicos polidores de metais. Mas nunca se esqueça de que não poderá usar esponjas, mas antes panos macios para não danificar o material. É muito simples, pois basta esfregar a área afetada e esfregar até que o defeito esteja removido. Depois com um outro pano limpo bastará remover o eventual excesso do produto.

Para quem não sabe, o acrílico cristaliza quando em contacto com solventes como o álcool ou acetona e outros ácidos, pelo que este tipo de produtos ou produtos com estes materiais, nunca deverão ser utilizados para limpar ou manter qualquer tipo de acrílico.

Como encerar e polir Acrílicos

Mas não bastará limpar de forma a manter o acrílico em condições. Qualquer objecto deste material deverá ser encerado, pelo menos uma vez por mês… Com o quê? Muito simples, com cera de polir carro. Isto porque a cera vem proteger o acrílico dos raios solares e da própria poluição. Apenas deverá recordar que depois da cera secar, deverá ser passado um pano limpo até que esta fique totalmente removida e o brilho recuperado.

De facto, o acrílico é um material de durabilidade inigualável, mesmo quando exposto ao tempo, pois é garantido que nenhum outro plástico apresenta a mesma resistência que o acrílico.

Como recuperar faróis de carro já foscos

Muitas das coisas que nos rodeiam são feitas de acrílico, e não apenas em nossa casa. Quem já não se deparou com os faróis do carro que estão já foscos? Quer isto dizer que o acrílico de que são feitos já está gasto. Mas como recuperá-los sem gastar dinheiro, perguntamo-nos.. Pois bem, temos a solução dentro de casa: pasta de dentes e limpa vidros.

Em primeiro lugar, deverá aplicar a pasta de dentes, mesmo com os dedos. De seguida e exercendo alguma pressão, com um pano húmido deverá ser retirada a pasta de dentes. Por fim, e quando o farol já não apresentar resíduos da pasta de dentes, será necessário borrifar com o limpa vidros e, então, enxugar o farol. Esta operação poderá ser repetida sempre que for necessário.

Estes métodos de limpeza de acrílicos são do mais prático que encontramos, de baixo custo – o que importa e muito hoje em dia – e fáceis de executar!


Nome : Email :

3 Comentário para “Limpezas em Acrílicos”

  1. maria diz:
    passei óleo de bana pra limpar o farol e juntou um grude uma cola sei la na parte que passei o óleo, tem uma dica de como limpar :????? obrigada
  2. maria diz:
    quero uma dica de como limpar a resina que formou nos farois
  3. Leidiane Oliveira diz:
    Tenho uma geladeira preta que tem um painel de acrílico preto ele tinha alguns arranhões passei óleo de banana manchou todo o que eu faço pra poder tirar essa mancha

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *